I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaadezembrolaranja 0001
O câncer de pele surge muitas vezes como uma pinta escura ou lesões, que pode
coçar ou descamar, ou como uma ferida que não cicatriza

    O último mês do ano vem para reforçar a importância dos cuidados com a pele, e com a aproximação do verão, o recado é redobrado para pessoas de todas as idades, uma vez que o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil.

    O câncer de pele surge muitas vezes como uma pinta escura ou lesões, que pode coçar ou descamar, ou como uma ferida que não cicatriza. De acordo com a dermatologista Ana Paula Vitti, que integra a equipe do Hospital Coronel Mota, a exposição contínua ao sol, e aos raios solares Ultravioleta A e B, são os que mais danificam a barreira protetora.

    “Em Roraima o sol está presente praticamente o ano inteiro e em todos os lugares, não importa se é na praia, no campo ou na cidade, onde quer que as pessoas estejam é importante se proteger, não deixar de tomar sol, mas sim conhecer os momentos certos com a proteção adequada”, destacou a dermatologista.

    Prevenção pode ser feita de forma gratuita pelo SUS – A prevenção pode se feita desde cedo e a porta de entrada para atendimentos inicia na rede básica de saúde, por meio das UBS´s (Unidade Básica de Saúde), e quando o médico geral suspeita de algo mais grave, pacientes podem ser encaminhados para o Hospital Coronel Mota e realizar o acompanhamento com o médico dermatologista.

aaaadezembrolaranja 0002

    Nos últimos três foram realizadas 17.062 consultas com médicos dermatologistas no Hospital Coronel Mota. Ainda na rede estadual, por meio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, pacientes com câncer de pele são acompanhados por uma equipe multiprofissional durante todo o tratamento. Nos últimos três anos, mais de 183 pessoas foram atendidas para o tratamento em Roraima.

    “Temos na rede estadual de saúde ofertado o tratamento que a população precisa, por isso além dos cuidados mínimos como usar a proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 50, e principalmente evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h é fundamental buscar a ajuda do profissional se necessário”, finalizou o governador Antonio Denarium.

ASCOM/SESAU
07.12.2021