dezembromelhoriasultrassom 0001
As ultrassons são direcionadas para o diagnóstico transesofágico e também para
avaliar alterações no sistema cardiovascular ou digestório.

Com foco na restruturação da saúde roraimense, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem mantido as ações necessárias para alcançar esse objetivo o mais breve possível. Entre as medidas está a aquisição de nove ultrassons pelo Governo do Estado com investimento de R$ 1.336.949,97, resultado do apoio dos parlamentares ex-senadora Ângela Portela, ex-deputado federal Carlos Andrade e ex-deputado federal Remídio Monai, que serão utilizadas para o reforço do diagnóstico por exames de imagem, nas Unidades de Saúde da capital e do interior.

“Mais um importante passo para o trabalho de reconstrução da saúde pública do nosso Estado. Temos planos para alavancar todas as áreas com o intuito de beneficiar a população desde a ponta do atendimento, pela Atenção Primária até as Unidades de Urgência e Emergência e a curto prazo estamos fazendo isso com a aquisição desses ultrassons”, disse o governador Antonio Denarium.

dezembromelhoriasultrassom 0002

As ultrassons são direcionadas para o diagnóstico transesofágico e também para avaliar alterações no sistema cardiovascular ou digestório. Os aparelhos atenderão o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto em Rorainópolis e o Hospital Coronel Mota.

“Resolver os problemas clínicos dos nossos pacientes requer celeridade nos diagnósticos por imagem, de qualquer alteração que eles possam ter no organismo, e essas ultrassons são perfeitamente completas para realizarem todos os exames necessários, reduzindo consideravelmente uma eventual espera”, destacou o secretário Leocádio Vasconcelos.

dezembromelhoriasultrassom 0003

Pronto Socorro do HGR foi o primeiro a ser contemplado com três equipamentos para exames – Três das nove ultrassons foram entregues e instaladas no HGR no mês de agosto, para reinauguração do Pronto Socorro Drº Francisco Elesbão, para garantir ao PS a estrutura necessária para o atendimento dos casos de urgência e emergência.

“O Governo tem investido de forma significativa no trabalho de reconstrução da saúde incluindo o HGR que tem recebido muitos equipamentos, entre eles alguns já foram entregues e muitos que ainda estão sendo esperados. E a ultrassom é um aparelho bastante utilizado em todos os setores de um hospital de grande porte como o HGR e é fundamental para a tomada de decisão do diagnóstico e tem sido de grande importância para o trabalho”, enfatizou o diretor geral do HGR, Anderson Benetta.

Tratam-se de sistemas digitais avançados de alta resolução que vão compor, cada um, a estrutura de atendimentos e impulsionar a realização dos diagnósticos por exames também para quem vive no interior.

“É mais uma conquista para nós e uma valorização de todo o trabalho que os profissionais do nosso Hospital desempenham, porque é mais uma contribuição para reforçar os exames que a gente realiza, e é também mais uma forma da gente ampliar a nossa capacidade de atendimento para toda a população que busca o nosso Hospital para que, eles não tenham que se deslocar para capital”, ressaltou o diretor do Hospital Regional de Rorainópolis, Elson Alves.

06.12.2021