acaofeiradoprodutornovembroazul 0001
Atenção Básica) e durante toda a manhã envolveu cerca de 130 pessoas

Com o objetivo de sensibilizar o maior número de pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, especialmente durante o Novembro Azul, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira, 30, uma ação externa na Feira do Produtor, no bairro São Vicente.

A mobilização foi executada pelas equipes que integram a CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica) e durante toda a manhã envolveu cerca de 130 pessoas que tiveram a oportunidade de realizar testes de glicemia, AIDS, sífilis, hepatite e ainda realizaram a aferição de pressão e consulta com psicóloga e nutricionista.

“Mais uma vez o Governo do Estado está próximo da população, levando atenção básica em saúde a quem mais precisa, como é o caso dos nossos trabalhadores da Feira do Produtor Rural. Nós entendemos que todos os trabalhadores autônomos tem uma rotina puxada, e é preocupado com isso que estamos viabilizando, por meio dos esforços dos nossos servidores e colaboradores, a saúde para mais perto do trabalho da nossa gente”, frisou o governador Antonio Denarium.

acaofeiradoprodutornovembroazul 0002

A tenda com os serviços ambulatoriais foi montada na parte central da feita para chamar a atenção de feirantes e a população em geral sobre os cuidados com a saúde, como foco na sensibilização do público masculino.

“Além de contarem com os serviços de saúde, quem chegou na tenda da Sesau recebeu muita orientação sobre as medidas que devem tomar para controle do bem-estar e a importância de manter os cuidados preventivos”, complementou o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

Acadêmicos também colaboraram para a realização das atividades – A ação foi realizada em parceria com a Faculdade Estácio da Amazônia, por meio do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio.

“Nós estamos muito felizes porque atingimos nosso objetivo de atendimento. A maioria deles, digamos que 90%, foram realizados para o público da Feira, mas a todos que chegaram nós conseguimos atender, graças a Deus, e aos esforços da equipe da Atenção Básica, dos acadêmicos do curso superior de enfermagem, e aos demais profissionais de saúde da Sesau. Tudo pra garantir que todas as demandas dos que chegam sejam resolvidas”, reforçou a gerente do Núcleo da CGAB dedicado a Ações Programáticas da Saúde do Homem, Francisca Kezia de Araújo.

acaofeiradoprodutornovembroazul 0003

População aproveita para fazer exames e aprova a iniciativa – Para o autônomo Marcelo da Silva, de 39 anos que, que aproveitou a ação, a iniciativa foi muito válida. Ele acabou descobrindo alteração na pressão arterial e em seguida recebeu todas as recomendações para controle.

“Para mim foi bom porque eu não tenho tempo pra sair do serviço do meu trabalho e ir pro posto de saúde, e recebendo os cuidados do pessoal aqui eu até acabei descobrindo que minha pressão estava um pouco alterada, então pra mim é excelente contar com esse serviço aqui. Dá um incentivo maior pra gente de procurar se cuidar mais”, agradeceu.

Quem estava fazendo compras na feira, como o Antonio Cadete de Almeida, de 58 anos, também aproveitou para passar na tenda e receber avaliação do estado de saúde. O seu Antonio descobriu que a glicose estava alta.

“O meu exame de glicose mostrou que ela está alterada, mas já me encaminharam para o médico. Eu creio que essa é uma ação de bom grado para a gente que tem tempo apertado e não consegue ficar esperando no posto de saúde. É uma boa oportunidade, eu aproveitei e agradeço a equipe da saúde que está nos consultando”, ressaltou.

Mas não foi só o público masculino que participou da ação. A autônoma, Maria Eunice da Conceição, que também marcou presença, conta que é hipertensa e está sempre de olho em oportunidades como essa para saber como anda pressão arterial.

“Tá tudo ótimo aqui! Ajuda muito a gente que trabalha de domingo a domingo nessa feira. Graças a Deus a pressão deu só 13, e eu já tomo remédios para regular só que ultimamente eu não tenho tomado como devo, e a disponibilização desses serviços aqui é bom pra gente parar para se organizar”, destacou.

30.11.2021