I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

vigilanciaambientalcapacitacaoservidores 0002
O seminário tem como foco definir parâmetros, atribuições, procedimentos e ações
relacionadas à vigilância ambiental em saúde nas diversas instâncias.

    A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) inicia hoje o 1º Seminário de Vigilância Ambiental em Foco, com o objetivo de fortalecer a atuação da vigilância em saúde ambiental no Estado de Roraima. O encontro segue até 30 de novembro, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia e reúne profissionais da UVE (Unidade de Vigilância Epidemiológica) dos municípios, profissionais da defesa civil do Estado e Cerest (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Roraima).

    O seminário tem como foco definir parâmetros, atribuições, procedimentos e ações relacionadas à vigilância ambiental em saúde nas diversas instâncias.

    Para o governador Antonio Denarium, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da saúde ambiental é alcançado por meio de ações como essa, que na prática resultem no maior controle sobre a ação do home no meio ambiente e os impactos na área de saúde.

    “Temos atuado junto aos municípios nas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador, e trazendo por meio de capacitação e seminários, análises mais aprofundadas que servirão para melhorar o acompanhamento das mudanças climáticas e as consequências na área de saúde”, esclareceu o governador.

    De acordo com a diretora do DVA (Departamento de Vigilância Ambiental) da CGVS, Vanessa Barros, explica que faz parte da programação palestras, grupos de discussão e apresentação de trabalhos com o foco em estabelecer ações de vigilância ambiental.

vigilanciaambientalcapacitacaoservidores 0003

    “Para fortalecer as equipes dos municípios serão trabalhados diversos temas no seminário, como: vigilância da água, do solo, de produtos químicos como agrotóxicos, desastres ambientais, intoxicação exógena relacionada ao trabalho, acesso à água potável e saúde pública”, completou a diretora.

    Encontro contará com apresentação de especialistas na área de vigilância - Durante o Seminário haverá a apresentação de experiências na área de vigilância pelo Dr. Haron Abrahim Magalhães Xaud, pesquisador da Embrapa Roraima e Dr. Carlos Souza Jr, geólogo e pesquisador do Instituto do Homem da Amazônia.

    Os dois especialistas falarão sobre a participação da equipe em relação a fatores como desmatamento, queimadas e qualidade do ar na saúde. “O seminário coloca em pauta diversas problemáticas referentes ao meio ambiente  as consequências para a área de saúde, por isso a importância da participação de representantes estaduais, e profissionais de proteção e defesa civil do Estado e municípios, cuidar da saúde é principalmente cuidar do ambiente em que vivemos”, destacou o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

ASCOM/SESAU
29.11.2021