maisvacinasnovembroooo 00002

A semana encerra com mais esperança no retorno dos dias como eram antes da pandemia. Isso porque mais uma remessa de vacinas chegou a Roraima nesta sexta-feira, 26. Desta vez são 28.080 vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech, que deverão dar continuidade ao trabalho de imunização da população, principalmente como dose de reforço.

Conforme a chegada de mais vacinas, o trabalho da Campanha de Vacinação contra a covid-19 em Roraima segue sendo realizado de efetiva e integrada entre o Governo do Estado e todos os 15 municípios.

“Nós temos sido um dos estados que tem ficado com a situação epidemiológica da covid em queda, e não temos dúvida da importância do trabalho que o Governo de Roraima tem desempenhado, de forma parceira, com os municípios, para que essa realidade se torne cada vez mais presente no nosso Estado. Isso, também, sem dúvida nenhuma, se deve ao avanço da vacinação, pela qual não estamos medindo esforços para que siga no ritmo acelerado”, disse o governador Antonio Denarium.

É nesse sentido que a Sesau segue desempenhando o papel de garantir que as vacinas cheguem a todos os municípios com rapidez e segurança. Por meio da logística de distribuição montada pelo Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações, as novas 28.080 vacinas devem chegar a cada município, prontamente, conforme for solicitado por cada prefeitura, de acordo com a capacidade operacional de cada uma.

O secretário Leocádio Vasconcelos ressalta que a boa relação entre o Governo Estadual e Federal tem sido fundamental para pôr em prática o planejamento da Campanha de Vacinação.

“O Estado recebe do Ministério da Saúde e repassa para todos os municípios. É com esse planejamento que nós seguimos firmes na Campanha e não corremos, em nenhum momento, risco de deficiência de vacinas. Temos orientado a todas as prefeituras sobre a forma adequada de administração dos imunizantes e estamos precisando que os municípios avancem nesse trabalho, porque ainda é preciso evoluir no índice de cobertura e isso é uma das prioridades da saúde do Estado”, refrorçou o secretário.

Até o momento, Roraima recebeu 1.085.848 vacinas do Governo Federal, sendo que 741.559 foram distribuídas. O que representa mais de 67% do total recebido. Além disso, 548.356 foram aplicadas em todo o Estado, sendo 342.889 primeiras doses, 187.059 segundas doses, 10.632 doses únicas, 7.144 doses de reforço e 632 doses adicionais.

ASCOM/SESAU
26.11.2021