I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

novembroazulcoronelmota 0002
A nossa proposta foi garantir o atendimento completo, de maneira rápida e facilitada, e para
isso foram disponibilizadas senhas para a consulta com o médico especialista.

    Dando continuidade a Campanha Novembro Azul, o Hospital Coronel Mota realizou nesse sábado,27, mais um dia de atendimento médico aos pacientes que foram agendados durante a programação feita nos dias 11 e 12 deste mês, para a consulta com o médico urologista. As consultas começaram às 7h e seguiram até o final da manhã.

    Os primeiros pacientes começaram a chegar cedo. A expectativa é atender ao longo da manhã 100 pacientes que estavam com a consulta marcada para o médico urologista. Durante a consulta poderão apresentar o resultado do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que foi autorizado para realização durante a Campanha.

    “Cuidar da saúde é muito importante e o público masculino precisa também de atenção especial, por isso nesse mês estamos realizando essa ação aqui no Coronel Mota que é a Unidade referência no atendimento especializado em diversas áreas. O objetivo é sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção de doenças, especialmente o câncer de próstata”, esclareceu o governador Antonio Denarium. 

    De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, o planejamento desse ano teve como foco facilitar o acesso aos serviços, o que incluiu o agendamento da consulta e o encaminhamento para o exame de sangue, antes das consultas.

    “A nossa proposta foi garantir o atendimento completo, de maneira rápida e facilitada, e para isso foram disponibilizadas senhas para a consulta com o médico especialista e junto a autorização para o exame que mostra se há alguma alteração importante. Essa medida foi pensada para dar maior comodidade e resposta rápida aos nossos usuários”, enfatizou o secretário.

novembroazulcoronelmota 0003
O senhor Miguel Ferreira dos Santos, de 63 anos, quando soube da ação se programou para
passar pela consulta e achou espetacular a preocupação do Governo

    Campanha incluiu atendimento em outras especialidades médicas - De acordo com a diretora da Clínica Especializada Coronel Mota, Rayane Phranklismar, a Campanha Novembro Azul incluiu também atendimentos em outras áreas.

    Ela ressalta que ao longo do mês foram realizadas consultas médicas com o oftalmologista (90), proctologista (85), nutricionista (25), nutrólogo (13), dermatologista (55), somando quase 270 consultas oferecidas ao público masculino.

    “Foram atendimentos realizados especialmente para promover entre o público masculino uma oportunidade de trabalhar a prevenção, tudo muito organizado para garantir um atendimento de qualidade e humanizado. Nós sabemos que os homens ainda tem uma resistência de ir ao médico e esse realizamos essa ação para sensibilizá-los sobre a importância de mudar essa ideia e manter a saúde em primeiro lugar”, ressaltou a diretora.

    Pacientes aprovam a iniciativa e falam da alegria de participar da Campanha – Para Jesus Moreira Lima, 69, que foi um dos primeiros pacientes atendidos, a ação foi de grande importância. “Eu acho bacana e louvável, pois a gente tá precisando que aconteça mais desse tipo de ação, e digo que os homens têm que ser conscientes pois não pode se esquivar de fazer o tratamento, porque se for necessário pode fazer o tratamento e evitar problemas maiores”, disse.

    Já Miguel Ferreira dos Santos, 63, quando soube da ação se programou para passar pela consulta e achou espetacular a preocupação do Governo de levar saúde para quem não tem condição de pagar pela consulta particular.

    “Eu achei extraordinário esse serviço. Eu vi na televisão que teria essa atividade aqui e eu me programei pra estar aqui e fazer esse procedimento para preservar a minha saúde.  Apesar do preconceito que ainda há, é preciso colocar e a saúde deve estar em primeiro lugar”, agradeceu.

    O médico Marcos Barroso, urologista que integra a equipe do Hcm, alerta que os cuidados devem ser mantidos de forma contínua. “Reforço que a Campanha do Novembro Azul teve como foco orientar esses homens, mas é preciso manter o rastreamento da próstata o que inclui o atendimento para manter a rotina médica para excluir um possível tumor de próstata”, alertou.

ASCOM/SESAU
27.11.2021