hemoraimadoadoresdesangue 0003
O mês de novembro também é conhecido como o “mês da solidariedade” e é por isso
que as pessoas interessadas em se tornar um doador de sangue.

Sábado de muita energia positiva no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), durante o encerramento da programação da Semana do Doador Voluntário de Sangue.

A Unidade abriu as portas para receber os doadores agendados pelo Motoclube AMM Boa Vista (Adventist Motorcycle Ministery), em parceria com os demais motoclubles de Roraima. Incluindo as doações deste sábado mais de 350 pessoas compareceram ao Hemoraima ao longo da semana.

“Esse mês marca uma data muito especial que é o Dia do Doador Voluntário de Sangue e me sinto muito feliz de ter visto tantas pessoas visitando o Hemoraima e dando a sua contribuição para uma sociedade mais unida e mais solidária. A equipe está de parabéns por ter tomado todos os cuidados com a segurança das pessoas e manter o atendimento de excelência. Quero também agradecer a cada um que passou pela Unidade essa semana e fez a sua doação de sangue, um gesto tão importante que pode salvar vidas”, afirmou o governador Antonio Denarium.

De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, durante toda a semana foram recebidas diversas pessoas, uma alegria para a equipe do Hemoraima e segurança para o estoque de sangue.

hemoraimadoadoresdesangue 0001

“Queremos primeiro agradecer a todos que estiveram aqui ao longo dessa semana.  A cada um que tirou um pouquinho do seu tempo para ajudar ao próximo nós deixamos o nosso muito obrigada pelo apoio e atenção, fundamental dar ao Hemoraima condições de atender a demandas das unidades hospitalares”, ressaltou o secretário.

De acordo com o Chardson Moraes, presidente do Motoclube AMM Boa Vista, foi uma satisfação poder reunir os amantes da aventura mais uma vez em prol da saúde do próximo. “Esse é o segundo ano que fazemos esse tipo de ação em parceria com outros motoclubes e nos reunimos para dar esse presente a sociedade roraimense esse presente que é a campanha de doação de sangue dos motociclistas de Roraima”, ressaltou.

Doadores não escondem a emoção de praticar o bem e ajudar ao próximo – Pedro Otávio, de 22 anos, foi convidado por um amigo da igreja e não pensou duas vezes para aceitar o convite marcar presença na ação. “Eu sou militar e tenho a missão de servir e ajudar o próximo. E como durante a semana eu estava em curso e não tinha como conciliar, quando meu amigo me convidou para a ação de sábado eu vi que daria tudo certo, então eu me interessei e estou aqui fazendo a minha parte de cidadão uma vez que muitas pessoas precisam dessa ajuda”, enfatizou.

Quando soube da ação a estudante Roseane da Silva Maximiniano, de 27 anos, aproveitou para perder o medo da agulha e vir fazer a primeira doação. “Eu estava bem ansiosa quando cheguei aqui por causa do medo, mas sempre quis doar, e como ontem um amigo meu veio e me disse que haveria a ação eu decidi vir e estou muito feliz de estar aqui e poder contribuir para ajudar a salvar a vida de outras pessoas”, disse a estudante.

hemoraimadoadoresdesangue 0002

O fisioterapeuta Thalisson Barreto, de 35 anos, atendeu o chamado do grupo de motociclistas e marcou presença mais uma vez no Hemoraima. “Hoje em especial foi o dia que escolhemos pra fazer a nossa parte e ajudar essa causa. Eu dou doador de sangue desde os 18 anos e sei da importância de ajudar o próximo. Esse é um ato tão simples, mas que pode ajudar a vidas hoje e no futuro”, disse.

Hemoraima continuará recebendo doadores – O mês de novembro também é conhecido como o “mês da solidariedade” e é por isso que as pessoas interessadas em se tornar um doador de sangue ainda poderão comparecer no Hemoraima. Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (ou 59 anos e 11 meses para a primeira doação).

Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da Carteira de Identidade. É necessário ter mais de 50 quilos, deve estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Também é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses para mulheres.

“O Hemoraima está de portas abertas todos os dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h, a equipe está pronta para prestar as orientações necessárias em relação aos critérios para doação. Nós reforçamos que se você ainda não é um doador, mas tem interesse de saber mais sobre o assunto fique a vontade e venha  conhecer o trabalho e quem sabe passar a fortalecer essa corrente do bem”, acrescentou o secretário de saúde, acrescentou a gerente de Captação, Juliane Uchoa.

27.11.2021