planificasussesaunovembro 00001
saúde  que a população precisa da gente, principalmente nesse momento de pandemia e pós-pandemia

Com o objetivo de fortalecer o trabalho integrado com os municípios e garantir que a população seja melhor atendida, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) está realizando mais uma etapa do Projeto Planifica SUS, que visa integrar a rede de saúde da atenção primária e atenção especializada no Estado.

O encontro que começou nesta terça-feira,23 segue até quinta-feira, 25, na Escola Técnica da Sesau, reúne profissionais dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima, Uiramutã e Amajari.

“Para executar bem é importante planejar e a discussão integrada que está sendo realizada por meio do Planifica SUS é de grande importância para o nosso planejamento de reestruturação da saúde pública de Roraima. São medidas a médio e longo prazo que estão sendo trabalhar para garantir a melhor assistência à população”, destacou o governador Antonio Denarium.

planificasussesaunovembro 00002

Trata-se da temporada 2021 de debates do Planifica SUS criado em 2019 com foco na busca estabelecer um fluxo de atendimento completo desde o ingresso do paciente na Atenção Primária até o encaminhamento para a Atenção Especializada.

“O sistema único de saúde precisa estar muito mais qualificado para responder as demandas sociais no campo da saúde que a população precisa da gente, principalmente nesse momento de pandemia e pós-pandemia, e o Estado precisa estar em constante organização para cumprir a missão de assistir os usuários com mais capacidade resolutiva dos problemas”, complementou o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

Outras Unidades serão incluídas no Projeto PlanificaSUS – De acordo com o coordenador do Planifica SUS em Roraima, Namis Levino, além do CRSM, o Hospital Coronel Mota deverá ser a próxima Unidade a fazer parte do processo de qualificação da atenção em saúde.

“Nessa primeira fase temos o Centro de Referência trabalhando no aprimoramento da atenção materno infantil. Agora um dos objetivos é trabalhar na elaboração de medidas que reduzam o indicador de mortalidade materno infantil por isso existe a proposta de incluir o HCM para que possamos reorganizar a linha de atenção aos hipertensos e diabéticos, reduzindo filas de espera para acesso e tratamento contínuo das doenças crônicas, em especial a este público, ou seja, que a atenção com o tratamento seja unificada e continuada entre a Unidade Especializada e Básica”, disse.

planificasussesaunovembro 00003

Profissionais falam da experiência positiva do trabalho integrado – De acordo com a diretora do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Marilia Pinto, o Planifica SUS é uma iniciativa ímpar para a evolução do trabalho de atenção ao paciente em Roraima.

"Quando recebemos a proposta do Planifica ficamos encantados ao ver o que seria alcançado com esse projeto e quando nos desafiamos e começamos a colocar em prática as atividades foi ainda mais gratificante, pois os desafios vieram, mas sem medo tivemos uma equipe toda envolvida e o resultado não poderia ser diferente: é com muita alegria e satisfação que temos hoje uma linha de cuidados bem mais fortalecida e organizada juntamente com a atenção primária e quem ganhar com isso é  a população”, reforçou a diretora.

Representante técnica de Pacaraima nos encontros, a coordenadora da Atenção Básica do município do extremo norte, Dayanna Silva, revela que com o Planifica SUS tem sido possível encontrar soluções para os desafios no serviço de saúde que Pacaraima tem enfrentado.

“Nós temos a demanda da imigração, atenção em saúde aos indígenas, moradores de rua, controle de agravos sanitários, e o Planifica está somando muito na forma como a gente deve se alinhar para resolver, com o acolhimento, melhoria da atenção, ajustes do fluxo de encaminhamento e buscar ao máximo a redução dos erros, que é algo que não podemos em hipótese cometer, se tratando da área da saúde”, ressaltou.

24.11.2021