I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

hminovembroroxosaude 0002
O acompanhamento multiprofissional é uma estratégia muito eficiente para melhorar
a atenção à saúde, e consequentemente os prognósticos desses bebês

    A terça-feira iniciou com muitas atividades voltadas para as mãezinhas e profissionais de saúde do Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin e HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth).

    Durante a manhã o CRSM realizou uma oficina com a equipe de odontopediatria para reforçar o cuidado adequado com a saúde bucal dos prematuros, além disso a equipe de assistentes sociais da Unidade aproveitou a oportunidade para realizar um momento de orientações para as mãezinhas presentes, o intuito é garantir que todos os pais acompanhados conheçam o trabalho da assistência, os seus direitos e dos pacientes.

    Segundo a assistente social, Maria do Rosário, o momento foi de esclarecimento de dúvidas e principalmente de reflexão quanto aos cuidados com o bebê prematuro acompanhado pelo follow up.

    "Nós realizamos o acolhimento das mães e aproveitamos para falar sobre a importância do afeto, do colo, do cuidado e da fala amorosa, aproveitamos a oportunidade para falar sobre o trabalho da assistência social, como buscar informações adequadas para evitar transtornos, falamos do Benefício de prestação continuada e tiramos diversas dúvidas dos familiares presentes”, completou a assistente social.

    O acompanhamento multiprofissional é uma estratégia muito eficiente para melhorar a atenção à saúde, e consequentemente os prognósticos desses bebês, e por isso os profissionais de saúde não poderiam ficar de fora do início da programação em alusão ao novembro roxo.

    Para os servidores foi realizado um café da manhã muito especial, o momento de descontração garantiu que o dia de trabalho fosse ainda mais importante.

    "Eu me sinto bem acolhida aqui, eu e meu filho somos acompanhados desde a saída da Maternidade, e é um trabalho extremamente humanizado, uma prestação de serviço de qualidade, todas as vezes que necessitei de atendimento para o Heitor fomos bem atendidos, a equipe é nota 10 e todo reconhecimento é merecido”, destacou a professora Helmar Macêdo de Castro, mãe do Heitor de 1 e 7 meses.

hminovembroroxosaude 0001

    E na Maternidade a tarde também é de muita dedicação, a programação iniciou às 14h00, voltada para todos os servidores da Unidade. A “Oficina Colorir” estimula por meio da pintura reflexões de autoconhecimento, minimizando o estresse e trabalhando experiências.

    "A oficina de colorir será feita com lápis de cor para profissionais de diversas áreas, com o objetivo de estimular a prática de colorir como meio de expressão das emoções, e administração do estresse, no horário da oficina será colorido borboletas que representam o processo de transformação alusivo a campanha de sensibilização a prematuridade”, explicou a psicóloga Marlene Monteiro responsável por ministrar a oficina.

    Ações ocorrerão ao longo da semana nas duas Unidades – Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, a semana está recheada de atividades tanto na Maternidade quanto no CRSM, nesta quarta-feira, 17, no Dia Mundial da Prematuridade, a programação será diferenciada.

    “Iniciaremos a partir das 16h30, no parque Anauá, onde o Centro de Referência realizará um encontro de prematuros e seus familiares para confraternização entre a equipe de cuidadores”, pontuou o secretário.

    Além disso, nos dias 18 e 19, a Unidade realizará a oficina Brincar Terapêutico e Oficina Cuidado e Alimentação Saudável na própria Unidade, encerrando a semana com Oficina Cuidado e Alimentação Saudável.

    Na Maternidade, será realizado um café da manhã para a equipe da Unidade Neonatal e para as mães internadas na Casa da Gestante, que funciona dentro da Maternidade, com exposição fotográfica feita no corredor principal da Unidade sobre o tema “Laços de amor – Uma ligação eterna da família”.

    Ao longo da semana serão realizadas diversas capacitações para os profissionais da Unidade, entre as principais palestras está a de “Ofurô terapêutico”, em que a fisioterapeuta Márcia Helena Tiecker ensinará aos profissionais diversos cuidados especiais para recém-nascidos, na sexta-feira, 19.

    Nos dias 22 e 23, as mães internadas na Casa da Gestante terão a oportunidade de relaxar e também redobrar os cuidados com a beleza, com corte de cabelo e musicoterapia.

    O governador Antonio Denarium, enfatiza que a prematuridade deve envolver um programa de acompanhamento após a alta dos recém nascidos e cuidado integral para a família.

    “Os bebês prematuros exigem que a equipe esteja apta a entender, apoiar e acompanhar adequadamente a criança e a sua família, por isso esse mês é de sensibilização nas principais Unidade tanto para a equipe médica da Unidade quanto para os familiares”, finalizou o governador.

ASCOM/SESAU
16.11.2021