I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

novembroroxosaude 0001
A programação inicia na terça-feira, 16, com um momento de relaxamento por meio
da Oficina Colorir, ministrada pela psicóloga Marlene Monteiro

     No mês dedicado à prematuridade, o Governo de Roraima chama a atenção da sociedade para o alerta sobre a importância dos cuidados com os bebês prematuros. E para tanto, ações estratégicas serão realizadas para envolver cada vez mais a comunidade no trabalho desenvolvido nas Unidades que integram a rede estadual de saúde.

     A programação inicia na próxima terça-feira, 16, no HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré), com palestras, oficinas, capacitações de servidores, momento de relaxamento e outras atividades voltadas para pacientes internados na Maternidade e profissionais que integram a equipe de trabalho. A programação segue até o final do mês de novembro.

     “A prematuridade é a principal causa de morte de bebês no primeiro mês de vida, sendo também, fonte de muitas dúvidas e angústias de familiares, por isso o Governo de Roraima tem atuado para garantir que com cuidados médicos e muito carinho, cada vez mais crianças nascidas antes do tempo consigam ter um desenvolvimento saudável e o acesso aos cuidados de saúde que necessitam”, destacou o governador Antonio Denarium. 

     De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, durante todo o ano a Maternidade executa as medidas importantes para promover a atenção que os bebês necessitam, mas no mês de novembro a sensibilização é reforçada pois a prematuridade precisa ser trabalhada para que a equipe esteja sempre pronta para atender as demandas.

     “São diversas as causas que podem levar a um nascimento prematuro, por isso por meio dessas atividades buscamos capacitar e orientar os profissionais de saúde que atuam diretamente antes, durante e depois do parto das crianças da Unidade. O objetivo é garantir que o nascimento e a saída do bebê da Maternidade sejam tranquilos e seguros”, destacou o secretário. 

novembroroxosaude 0002

     Programação terá momentos especiais em dias e horários diferentes - A programação inicia na terça-feira, 16, com um momento de relaxamento por meio da Oficina Colorir, ministrada pela psicóloga Marlene Monteiro, no auditório da Maternidade, a primeira ação vai garantir um relaxamento terapêutico por meio da arte para todos os profissionais.

     Na quarta-feira, 17, será realizado um café da manhã para a equipe da Unidade Neonatal e mães internadas na casa da gestante, que funciona dentro da Maternidade, com exposição fotográfica no tema “Laços de amor – Uma ligação eterna da família” feita no corredor principal da Unidade.

     Na quinta-feira, 18, será realizada uma capacitação voltada para os cuidados com Drenos e Ostomias, e na sexta-feira,19, a palestra com tema “Ofurô terapêutico”, onde a fisioterapeuta, Márcia Helena Tiecker, ensinará aos profissionais diversos cuidados especiais para bebês, que incluem banho de sol, massagem corporal e estimulação tátil para promover o equilíbrio e a percepção do ambiente para os bebês prematuros.

     Além disso, serão realizadas durante as manhãs do dia 17 ao dia 19 palestras de conscientização sobre a doação de leite humano para bebês prematuros para as gestantes internadas na Unidade.

     A semana de encerramento das atividades em alusão ao novembro roxo, serão realizadas de uma maneira mais que especial, nos dias 22 e 23, as mães internadas na casa da gestante terão a oportunidade de relaxar e também redobrar os cuidados com a beleza, com corte de cabelo e musicoterapia.

     Ainda na manhã da sexta-feira, 22, será realizada a capacitação sobre admissão de recém nascidos prematuros, a programação é voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade, com o objetivo de fortalecer as medidas de atenção especial aos bebês prematuros.

     Nos dias 29 e 30 o HMI encerra o mês com um dos cursos de principal relevâncias para o cuidado com prematuros, o curso de Sensibilização em atenção ao recém-nascido de baixo peso e Método Canguru, modelo de atenção neonatal praticado internacionalmente, preconizado no Brasil pelo Ministério da Saúde e que promove a integralidade do recém-nascido de baixo peso e sua família, com cuidados especiais e acompanhamento do nascimento a internação.

     De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Maternidade, Raissa Sampaio, apesar do trabalho contínuo é importante reforçar essa temática entre os servidores e a população de forma geral. “Esse ano nosso símbolo tem sido a borboleta devida a essa transformação através do cuidado aos prematuros que ao longo do tempo devem se desenvolver, nós fizemos a programação com muito carinho, iremos ter momento de arteterapia, momento de interação entre as mães e servidores, e o fechamento com chave de ouro com a capacitação de profissionais da Unidade”, explicou a diretora.

ASCOM/SESAU
13.11.2021