atendimentosaudesistemaprisional 0001
A ação de imunização começou a ser realizada nesta quinta-feira, 04, para 1.740
reeducandos da Penitenciária Agrícola Monte Cristo, em parceria com a Sejuc

    O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) está dando continuidade à imunização contra a covid-19 da população que integra o sistema prisional do Estado.

    A ação de imunização começou a ser realizada nesta quinta-feira, 04, para 1.740 reeducandos da Penitenciária Agrícola Monte Cristo, em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e deve ocorrer até a tarde de sexta-feira, 05.

    Trata-se da aplicação da segunda dose da vacinação contra a covid-19. Somente neste primeiro dia, o trabalho conjunto entre as secretarias possibilitou a imunização de mais de 1.100 reeducandos.

    “Uma verdadeira força tarefa para garantir mais uma etapa de controle dos efeitos negativos do coronavírus na saúde do nosso Estado. É o trabalho integrado entre as secretarias que integram o nosso Governo para garantir benefícios maiores para a população por meio da soma dos esforços, porque sabemos que esse público  também precisa de atenção e quanto mais pessoas forem imunizadas mais rápido Roraima sairá dessa pandemia”, reforçou o governador Antonio Denarium.

    Para o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, completar o esquema de vacinação dos reeducandos é mais uma vitória para Roraima na guerra contra a covid.

atendimentosaudesistemaprisional 0002

    “Nós estamos com capacidade elevada de profissionais nessa ação e vacinas suficientes para imunizar todo o público necessário. Por isso será possível completarmos com sucesso mais uma etapa de imunização em um único dia. Sem dúvida é mais uma prova de que a promoção do trabalho integrado promovido pelo Governo do Estado tem dado certo, e graças a isso estamos um passo à frente no combate a pandemia em Roraima”, destacou.

    “A ação de hoje é um trabalho conjunto então, nós, da Sejuc, estamos viabilizando todo o apoio e organização para que o trabalho da Sesau na nossa Unidade seja realizado com a máxima efetividade. Então, nossos agentes penais estão se mobilizando para dar o suporte nessa operação, enquanto a imunização é realizada”, disse o secretário da Sejuc, André Fernandes.

    Ação é executada de forma integrada por profissionais de saúde -  Essa já é a terceira ação de vacinação realizada no sistema prisional só nesse ano. Em agosto, foram imunizados com  a primeira dose 1.750 detentos na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), 688 na Cadeia Masculina e 187 reeducandas da Cadeia Feminina.

    No final do mesmo mês, foram imunizados contra a influenza 2.852 internos do sistema prisional, sendo 1.830 internos da PAMC (Penitenciária Agrícola Monte Cristo), 706 internos da Cadeia Masculina e 316 mulheres que são assistidas na Cadeia Feminina.

    Nesse trabalho estão envolvidos 14 profissionais de saúde da Sesau, por meio da ação coordenada pela CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), com apoio logístico de três trabalhadores do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações) e o município de Boa Vista, com a presença de sete vacinadores.

    “Os profissionais estão foram divididos em duas equipes que atuaram simultaneamente vacinando ala por ala de cada um dos dois blocos da Unidade, administrando a segunda dose da vacina contra a covid. O objetivo sem dúvidas é garantir a segurança de saúde de todos os envolvidos, tanto os agentes penais quantos os profissionais do sistema prisional”, disse a gerente do Núcleo de Saúde do Sistema Prisional, Danielly Costa.

    Até a sexta feira, as equipes trabalham na imunização dos reeducandos no horário de 08h as 11h30 e das 13h até as 16h30.

ASCOM/SESAU
04.11.2021