maisvacinasnovembrooo 0001
Os imunizantes são seguros e eficazes e têm capacidade de barrar o avanço do vírus pelo nosso
organismo, especialmente nos pulmões, hoje no HGR a taxa de internação na UTI é de 16%

    Proteger contra casos graves da Covid-19, que exigem internação e intubação e muitas vezes podem levar à morte. Esse é o papel principal da vacina contra a Covid-19, e é isso que ela tem feito de forma significativa em pouco mais de dez meses de vacinação em Roraima.

    Para o infectologista, Domingos Sávio, é possível considerar a vacinação como um dos fatores mais importantes para a redução da gravidade das infecções, se tratando da Covid-19, as duas doses garantem mais segurança.

    “Os imunizantes são seguros e eficazes e têm capacidade de barrar o avanço do vírus pelo nosso organismo, especialmente nos pulmões, hoje no HGR a taxa de internação na UTI é de 16%, uma das menores taxas que tivemos desde o início da pandemia, na Maternidade não há pacientes na UTI, o que mostra a eficiência da vacina em evitar casos graves”, destacou a infectologista.           

    Muitas pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose, mas ainda não retornaram aos postos de vacinação, por isso o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, pontua a importância do esquema vacinal completo.

    “O esquema vacinal completo garantirá que o nosso estado permaneça com taxa de ocupação cada vez menor, hoje não passamos de 25% de ocupação, e queremos que diminua cada vez mais, o que nos permitirá trazer maior flexibilização futuramente”, enfatizou.

maisvacinasnovembrooo 0002

    Chegada de mais vacinas garante mais esperança - O repasse de vacinas contra a covid-19 pelo Governo Federal ao Estado de Roraima tem sido mantido de forma efetiva, nesta quinta-feira, 04, o Estado recebeu uma remessa com 15.210 doses da vacina Pfizer.

    Até o momento 1.039.048 vacinas foram recebidas do Ministério da Saúde e o Governo do Estado por meio do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações) entregou 685.559 doses para todos os municípios, o que representa mais de 64% de repasse do total recebido. Além disso foram aplicadas até então 518.886 vacinas, sendo 336.034 primeiras doses, 167.987 segundas doses e 10.588 doses únicas.

    “O pico da pandemia foi realmente difícil, muitas pessoas internadas em todo Estado, dificuldade na aquisição de insumos em todo o país, e hoje temos vencido tudo isso, e colhido o resultado de uma vacinação que já alcançou mais da metade da população vacinável e isso se reflete na diminuição de internações graves” finalizou o Governador Antonio Denarium.

ASCOM/SESAU
04.11.2021