saudeitineranteoutubroxxx 00001
saúde após a retomada desse importante projeto pelo Governo do Estado

O mês de outubro está iniciando com o Governo de Roraima, por meio da Sesau, levando mais saúde vida para os moradores do interior. Nesta sexta-feira, 01, o projeto Saúde Itinerante está retornando pela terceira vez ao município de Rorainópolis, para realizar atendimentos especializados de saúde, no Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto (por ordem de chegada).

Durante a ação a população estão sendo ofertadas consultas médicas com cinco médicos, sendo três oftalmologistas, com óticas onde os moradores podem escolher gratuitamente a armação, caso tenha sido prescrito o uso de óculos, além de um ginecologista com exames de ultrassom para gestantes e um cardiologista com exames de eletrocardiograma.

saudeitineranteoutubroxxx 00002

“É um esforço muito grande da nossa equipe multiprofissional e é inegável o empenho que eles têm demonstrado durante as paradas do projeto em cada município. Você vê o quanto as pessoas são gratas de receber o profissional quase em frente a porta da sua casa, dependendo do município e do planejamento que os coordenadores fazem antes de saírem da Sesau, e isso é motivo de orgulho para nós”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, Diego Mota, destaca a preocupação do Governo de Roraima por meio da Sesau, com a população do interior.

“O Saúde Itinerante teve Rorainópolis como o primeiro município a receber os serviços de saúde após a retomada desse importante projeto pelo Governo do Estado, depois nós retornamos para fazer a entrega dos óculos que foram receitados conforme a avaliação do oftalmologista e nesta sexta estamos novamente aqui para reforçar o bem estar da população com a oferta de mais atendimentos”, destacou.

Para o morador Nadson Gomes que passou pela consulta com o médico oftalmologista a ação chegou em boa hora. “Quero agradecer o governador que trouxe estas ações ao município mais uma vez. É muito bom pra gente devido a nossa dificuldade de acesso e muitos não tem como pagar por uma consulta, e como muita gente precisa destes atendimentos, ações como essa ajudam muito, e por isso essa é uma ação muito boa para todos”, agradeceu.

saudeitineranteoutubroxxx 00003

Mais de 9 mil atendimentos foram realizados durante as ações do Saúde Itinerante – Desde que o Governo de Roraima retomou o projeto em maio deste ano, foram realizados 6.723 consultas em todos os municípios do Estado, ofertados por especialidades clínica geral, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, dermatologia e pediatria, e por meio das óticas credenciadas ao SUS, durante as ações, até o momento foram receitados 2.412 óculos para todos os pacientes que apresentaram necessidade durante avaliação do médico oftalmologista.

Recentemente, a Sesau por meio do Saúde Itinerante realizou 10 dias de intensivo de cuidado com a saúde da população nas comunidades do Baixo Rio Branco. Um marco para a trajetória do projeto, segundo o secretário Leocádio, em razão de terem sido 1.174 pessoas beneficiadas com os atendimentos.

“A essência do projeto está sendo concretizada, que é a aproximação da Saúde para perto daqueles moradores que mais precisam. É o cuidado com bem-estar do morador que mora em uma região carente e afastado do perímetro urbano, como é o caso daquelas comunidades. Esse objetivo continuar sendo cumprido, o Saúde Itinerante continuará retornando aos municípios levando cuidados médicos para o máximo possível de pessoas”, reforçou o secretário.

ASCOM/SESAU
01.10.2021