I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

hemocentrodoacaomedulasetembro 0001
A doação de medula é necessário que haja compatibilidade tecidual entre doador e receptor, esta
compatibilidade com genes deve ser idêntica (100%) ou muito próxima do ideal (90%).

    Na semana em que todo o país reforça a sensibilização da sociedade sobre a importância da doação contínua de medula óssea, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), celebra a adesão de novos doadores.

    O transplante de medula óssea consiste na substituição de uma medula doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea. Essa doação pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios, por isso na véspera do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, a Unidade reforça o chamado para a sociedade estar mais envolvida ao tema.

    Atualmente cerca de 10.948 pessoas em Roraima estão cadastradas no banco de dados do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), e o Hemoraima em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, tem intensificado as campanhas de doação para aumentar ainda mais o número de pessoas cadastradas.

    A gerente do Núcleo de Captação de Sangue do Hemoraima, Juliane Uchoa, explica que para alcançar essa meta, a Unidade está sempre de portas abertas para o cadastramento de novos doadores.

hemocentrodoacaomedulasetembro 0002

    “Se tornar um doador de medula óssea é bem simples, através da nossa Unidade fazemos o seu cadastro com todas as suas informações, e também é feita retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, então se você̂ está saudável, não tem histórico de câncer e tem entre 18 e 35 anos de idade compareça até o Hemoraima”, esclareceu.

    Aproveitando a mobilização desta sexta-feira,17, o estudante Rafael Ricardo, de 18 anos, buscou o Hemoraima para realizar a sua primeira doação de sangue, e aproveitou a oportunidade para realizar o seu cadastro de doador.

    "Durante o acolhimento para a doação de sangue, descobri a importância da doação de medula óssea, conheci todo o processo, e fui informado do grau de risco, que são baixíssimos, sabendo que a medula pode salvar não tenho medo de me cadastrar e de ser chamado caso haja a compatibilidade”, destacou o estudante durante o seu cadastro.

    Para realizar a doação de medula é necessário que haja compatibilidade tecidual entre doador e receptor, esta compatibilidade com genes deve ser idêntica (100%) ou muito próxima do ideal (90%), o que torna as chances de transplante ainda menor.

    Ciente dessa realidade, a empresária, Raissa Forte, mantém suas informações pessoais sempre atualizadas no sistema de informação do Redome, de acordo com a empresária a cerca de 10 anos se mantém atenta a qualquer mudança nas informações, como endereço e número de telefone, para que seja contactada caso surja um novo paciente compatível.

    "Tenho 30 anos e sou doadora de sangue desde os 18 anos, além disso faço parte do cadastro de doadores, até o momento meu sangue não foi compatível com nenhuma pessoa que precise, mas de qualquer forma sei que manter o cadastro é um passo muito importante e que não custa nada, além de ajudar quem está precisando", explicou.

    Faça parte do time de doadores do Hemoraima – Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

    As doações de sangue podem ser feitas de forma imediata e são sempre bem recebidas na Unidade, para isso é necessário estar pesando a partir de 50 quilos, estar bem alimentado e em boas condições de saúde.

    O Hemoraima fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e atende de segunda a sexta, das 7h30 a 12h e de 13h30 às 18h.

ASCOM/SESAU
17.09.2021