I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

vacinacaosaudesesausetembro 0001
A estudante Dalliane Dias, de 19 anos, moradora de Rorainópolis, ficou mais esperançosa em dias melhores
enquanto estudava para o vestibular no ano passado e viu a vacina começar a ser aplicada.

    Semana encerrando com mais garantia de imunização contra a covid para o povo de Roraima, graças a chegada de mais um lote de vacinas enviadas pelo Governo Federal nesta sexta-feira (17). Desta vez são 42.120 imunizantes da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para reforçar a vacinação da população em todos os municípios.

    De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, as vacinas continuam chegando e o bom andamento da imunização em Roraima depende cada vez mais da procura do público apto a tomar as duas doses da vacina contra a covid.

    “A Sesau está distribuindo toda semana as vacinas para todos os municípios, então quanto mais cedo a população e principalmente o público jovem for tomar a sua primeira ou segunda dose, mais cedo nosso Estado estará livre de uma das nossas maiores ameaças de saúde que temos atualmente, que é a infecção pelo coronavírus”, ressaltou.

    Ao passo que mais vacinas chegam a Roraima, jovens de todas as idades festejam a possibilidade de se proteger contra a doença. Assim é para a estudante Dalliane Dias, de 19 anos, moradora de Rorainópolis, que ficou mais esperançosa em dias melhores enquanto estudava para o vestibular no ano passado e viu a vacina começar a ser aplicada.  Hoje, pôde completar seu esquema vacinal com a segunda dose da Pfizer.

    “Eu estudei sobre essas vacinas pra fazer a prova do vestibular e desde então o momento em que eu receberia a minha primeira dose passou a ser um dos meus maiores sonhos, e hoje eu me preocupo muito com a baixa procura da população no meu município, porque se imunizar é uma questão de saúde pública, então as pessoas não podem falar que não vão se vacinar, porque cada um tem que ter a consciência de que é responsável pelo outro”, reforçou.

    O estudante de zootecnia Kauê Oliveira, de 20 anos, que também é de Rorainópolis, estava em Boa Vista cumprindo projeto da faculdade quando soube no final de junho que a vacinação para os jovens acima de 18 anos havia sido liberada no seu município.

    “Eu reservei um final de semana, corri para lá atrás da vacina e cheguei ao 45 do segundo tempo, quando já estavam guardando as coisas, mas consegui tomar minha primeira dose. Antes de começar a Campanha de Vacinação no Estado eu já estava doido pra tomar a vacina e quando eu soube que estava liberada no meu município eu quis aproveitar na primeira oportunidade, então eu tive que correr. E se eu tivesse que fazer a mesma coisa para tomar a segunda dose eu faria, porque quero que essa pandemia acabe logo”, disse.

    “Ficamos muito felizes quando escutamos que a vacina é esperança para aqueles que são o futuro deste Estado. É um sentimento de realização por saber que o nosso trabalho, junto aos municípios para garantir o retorno a normalidade está dando certo. Vamos continuar juntos nessa luta, com o objetivo único de garantir a proteção da nossa gente contra a covid-19”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

    Distribuição de vacinas contra covid segue ocorrendo de forma efetiva – Até o momento, o Governo de Roraima, por meio do planejamento semanal do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), já distribuiu 560.845 vacinas contra a covid, o que representa mais de 80% de distribuição do total recebido do Ministério da Saúde.

    Foram entregues para Boa Vista, na segunda-feira (13), mais 23.634 doses da vacina da Pfizer. Também, nesta quinta (16) foram repassadas 300 doses de Pfizer para Amajari, e 120 doses de Pfizer para o Uiramutã. O NEPNI segue realizando o repasse conforme necessidade de cada município durante toda semana, de forma organizada e segura.

ASCOM/SESAU
17.09.2021