I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

telssaudeprojetocientificosesau 0001
A pesquisa que demonstrou a importância e os benefícios da telemedicina em Roraima foi
defendida esse ano e obteve nota máxima da banca avaliadora.

    A rapidez e facilidade da telemedicina, desenvolvida pelo Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), despertou o interesse de um acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da UERR (Universidade Estadual de Roraima), que durante três anos realizou sua pesquisa científica de Doutorado sobre o serviço de telediagnóstico por exames de eletrocardiograma, coordenado pela da CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica).

    A pesquisa que demonstrou a importância e os benefícios da telemedicina em Roraima foi defendida esse ano e obteve nota máxima da banca avaliadora. De acordo com o professor José Rogério de Oliveira acompanhar o Projeto Telessaúde foi fundamental para destacar a diferença que o serviço tem feito na vida das pessoas.

    “Quando iniciei o primeiro ano de doutorado e comecei a pensar sobre o tema da pesquisa, eu soube do projeto e me interessei. Então fiz o contato com a equipe aqui e iniciamos o diálogo. A princípio por ser um tema muito abrangente precisei fazer a delimitação, então fui conhecer o projeto e como as atividades são executadas. A pesquisa inicial começou de forma ampla, onde fui buscar todas as informações sobre o assunto, onde estava sendo executado, quais cidades atendia e então decidi que a pesquisa seria aplicada no município de Bonfim e aqui em Boa Vista em uma UBS. E foi nesse momento que iniciei na prática esse trabalho e percebi o quanto seria enriquecedor para o meu trabalho”, esclareceu.  

    O professor da UERR destaca que por meio da pesquisa feita com foco no estudo sobre a importância e benefícios do eletrocardiograma ser ofertado para a sociedade, por meio da telemedicina, chegou a constatação de que a ação executada pela CGAB tem sido de grande valia para a saúde roraimense.

telssaudeprojetocientificosesau 0002

    “Durante a pesquisa percebemos ainda os benefícios nas áreas econômica e ambiental, uma vez que o fato de as pessoas não precisarem vir para Boa Vista e até mesmo aquelas que não precisaram se deslocar até o Hospital Coronel Mota, já que foram atendidas na UBS mesmo, contribuiu para a diminuição de gastos com combustível, manutenção de veículos e toda uma logística que resultaria em produção de elementos como quilos de carbono que deixaram de ser injetados na atmosfera. Então com isso conseguimos demonstrar que se trata de um programa totalmente viável e que pode ser ampliado ainda mais, ou seja, abrangendo outros exames e outros estados”, complementou.

    De acordo com o coordenador do Núcleo do Telessaúde, Ednaldo da Silva Araújo, após o contato com o professor da UERR foi prestado todo o auxílio com a disponibilidade do máximo de informações para a pesquisa.  

    “Nós nos sentimos honrados com a conquista desse diploma pelo professor José, e reforçamos a importância da telemedicina no nosso Estado e em como tem salvado tantas vidas com problemas cardíacos. É um serviço de ponta que está em expansão e que está ajudando muito, principalmente as pessoas que moram em locais distantes”, destacou.

    O Núcleo do Telessaúde atendeu mais de 14 mil pessoas em Roraima – Em três anos de execução o serviço já atendeu, até o momento, 14.503 pessoas que tiveram seus laudos emitidos em oito municípios. O Núcleo conta com 49 pontos de atendimento por telemedicina, que oferecem o eletrocardiograma e 25 deles estão localizados na capital Boa Vista.

    De acordo com a Coordenadora Geral de Atenção Básica, em exercício, Helena Martinez Freire, o Telessaúde é uma estratégia que foi pensada e colocada em prática para alcançar a meta do Governo do Estado de levar saúde para todos os moradores de Roraima.

    “E ver esse trabalho servindo de referência para estudos de instituições como a Universidade Estadual nos deixa muito satisfeitos, porque percebemos com isso o reconhecimento pela qualidade com que o serviço tem sido executado e os benefícios para a população pela agilidade na emissão do laudo, menos custo benefício para o paciente e mais garantia de uma vida melhor”, ressaltou.

ASCOM/SESAU
17.09.2021