chegadademaisvacinassesau 0001sss
O superintendente do Ministério da Saúde em Roraima, Juliano Bacarim, acompanhou as vacinas enviadas para
Roraima desde o momento do levantamento do estoque no Centro de Logística de Distribuição

    Roraima recebeu nessa quinta-feira, 16, um novo reforço na vacinação contra a Covid-19, com 3.590 doses, sendo 2.340 doses da vacina Pfizer e 1.250 doses da vacina Astrazeneca que devem reforçar a vacinação em todo Estado.

    As vacinas chegaram no início desta tarde, e foram recebidas pela equipe do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e Ministério da Saúde.

    O superintendente do Ministério da Saúde em Roraima, Juliano Bacarim, acompanhou as vacinas enviadas para Roraima desde o momento do levantamento do estoque no Centro de Logística de Distribuição. E esclarece que o novo lote faz parte de um dos 26 aviões que levaram segurança e esperança de recomeço para toda a população.

    “Essa semana conheci de perto a logística do centro de distribuição do Ministério da Saúde, vimos a importância desse cuidado e dessa logística para que as vacinas cheguem diariamente no brasil inteiro, e no braço de cada um de nós tanto a primeira quanto segunda dose que é fundamental para superarmos essa pandemia," destacou o superintendente.

    O governador Antonio Denarium reforça a importância do trabalho conjunto com o Ministério da Saúde para o avanço na campanha de vacinação em Roraima.

    “Hoje o Ministério da Saúde e o Governo de Roraima, cumpre a sua parte para que, muito em breve Roraima esteja 100% vacinado, e nesse momento é importante que a população esteja atenta a todas as mudanças recentes como a dose de reforço e também antecipação da segunda dose”, finalizou.

    Para o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a chegada de vacinas é sempre uma ótima notícia que precisa ser valorizada por todos e a melhor demonstração é a população indo se vacinar.

    "O novo lote de vacina que chegou nessa quinta-feira, pode ser visto de um aspecto muito importante, pois o nosso superintendente retorna a Roraima depois dessa nova experiência que pode agregar ainda mais no trabalho de vacinação, uma vez que ele já conhece e acompanha de perto a logística de distribuição em Roraima e nesse momento nos cabe pedir mais uma vez que as pessoas tomem a vacina”, enfatizou o secretário.

chegadademaisvacinassesau 0002sss

    Medidas para reforçar a vacinação são adotadas em Roraima – O Governo de Roraima tem mantido de forma contínua o trabalho integrado com as prefeituras para acelerar ainda mais a imunização em todo o estado.

    E entre as medidas adotadas para fortalecer o enfrentamento está a autorização para todos os municípios poderem antecipar a segunda dose da vacina contra a covid-19, aprovada nesta quarta-feira em conjunto com as prefeituras.

    A aplicação da dose de reforço é outra medida adotada para reforçar a imunização em Roraima, com a liberação para todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e em pessoas acima de 70 anos que foram vacinadas há seis meses.

    “Agora o intervalo entre a primeira e segunda dose, da vacina AstraZeneca que seria de 90 dias será reduzido para 60 dias/08 semanas, e a segunda dose da vacina Pfizer poderá ser aplicada a partir de 21 dias para quem tomou a primeira dose desse imunizante. Já a terceira dose vem para melhorar a resposta imunológica e o alcance da proteção contra as diferentes cepas do vírus”, complementou a Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

    Em Roraima quase 600 mil doses foram distribuídas - O NEPNI (Núcleo Estadual de Imunização) tem feito de forma contínua o repasse de vacinas aos municípios. Roraima recebeu 695.598 doses de vacinas, dessas, 560.375 já foram distribuídas para os municípios, ou seja, 80% das vacinas recebidas foram enviadas para as coordenações municipais, que são responsáveis pela vacinação. Desses imunizantes distribuídos, 370.883 foram aplicados, sendo 276.137 como a primeira dose, 85.092 com a segunda e 9.654 pessoas receberam dose única.

ASCOM/SESAU
16.09.2021