aaamaisvacinasagostooo 0001
quarta-feira,15, onde foi aprovada a alteração do período de intervalo entre a primeira e segunda dose.

O trabalho de enfrentamento da covid-19 em Roraima alcançará mais uma etapa importante. A partir de amanhã todos os municípios de Roraima estão liberados a antecipar a aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, ou seja, o intervalo entre a primeira e segunda dose, da vacina AstraZeneca que seria de 90 dias será reduzido para 60 dias/08semanas, e a segunda dose da vacina Pfizer poderá ser aplicada a partir de 21 dias para quem tomou a primeira dose desse imunizante.

A decisão foi acordada e aprovada durante a reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), na tarde desta quarta-feira,15, onde foi aprovada a alteração do período de intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas para aplicação imediata pelos municípios.

Participaram da reunião o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, e os secretários municipais dos municípios de Boa Vista, Amajari, Alto Alto Alegre, Cantá, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainopólis, São João da Baliza e São Luís.

“Para o Estado de Roraima essa decisão é um ganho no trabalho de enfrentamento dessa pandemia que já fez tantas vítimas. O Governo do Estado tem levado vacinas para todos os municípios e as salas de vacinas estão abastecidas, por isso é fundamental que a partir de agora cada prefeitura faça o trabalho de convocação para alcançar toda a população que já pode tomar a segunda dose e ficar com o esquema completo”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

Segundo o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a diminuição do prazo para aplicação das duas doses visa garantir que o maior número de pessoas esteja o mais breve possível com o esquema vacinal completo e com isso seja possível diminuir o agravamento pela doença.

“É preciso considerar a necessidade de garantir de forma mais rápida que a população complete o seu esquema vacinal, pois já está comprovado cientificamente que com as duas doses é possível diminuir o agravamento da doença e para que possamos ter condições de garantir a redução dos impactos causados pela pandemia”, complementou o secretário.

De acordo com a Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, a decisão foi tomada com base nas diretrizes do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19) que prevê a possibilidade de aplicação na prática de medidas estratégicas visando conter o avanço da pandemia.

“E diante da confirmação de presença da variante Delta no Estado de Roraima é necessário adotar medidas a curto prazo para promover a ampliação da cobertura vacinal com o esquema completo, visto que Roraima ainda possui baixa cobertura contra a covid”, acrescentou a coordenadora.

13.09.2021