I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

saudeitinerantesetembrobaixoriobranco 00003
A ação de saúde na região do baixo rio branco tem levado consultas médicas com ginecologista e oftalmologista, além de
realização de   ultrassonografia, distribuição de hipoclorito, junto com orientações sobre a prevenção.

    Nesta segunda-feira,13, a turma do Projeto Saúde Itinerante chegou à comunidade Santa Maria do Boiaçu, dando continuidade à ação de saúde e cidadania, na região do baixo rio branco, resultado do trabalho integrado entre o Governo de Roraima e o Tribunal de Justiça.

    A dona de casa Denize Moreno que buscou a equipe para realizar uma consulta com o oftalmologista, a iniciativa chegou em boa hora.

    "Ver esses serviços chegarem hoje aqui na comunidade de Santa Maria do Boiaçu me deixa emocionada. Os atendimentos estão ótimos, cheguei agora e digo que todos estão de parabéns, o deslocamento entre uma comunidade e outra é difícil e por isso agradecemos a todos e ao Governador Antonio Denarium por cuidar da população", agradeceu a dona de casa.

    Por meio da parceria entre o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) com o Poder Judiciário, desde o dia 06 de setembro as equipes tem percorrido as localidades da região e levado atendimentos especializados para as pessoas que vivem nas comunidades ribeirinhas.  Até agora mais de 950 atendimentos foram realizados, incluindo mais de 10 villas.

    De acordo com o governador Antonio Denarium, as parcerias são importantes para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. “Retomar o Projeto Saúde Itinerante e fazer com que sejam contempladas todas as regiões do norte ao sul de Roraima é a nossa maior missão.Esse é um grande movimento que o Governo e a Sesau estão fazendo em prol do bem-estar e da melhoria na qualidade de vida da população mais afastada dos centros de saúde especializados da capital”, ressaltou o governador.

    De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, as equipes tem disponibilizado serviços nas áreas de ginecologia, com ultrassom para gestantes, e oftalmologia, com confecção gratuita de óculos para os casos indicados pelo médico especialista.

    "É um desafio imenso mobilizar a equipe, colocar em prática as atividades e realizar o trabalho, mas graças a Deus e ao empenho de cada um temos conseguido levar saúde para estas famílias e atender o maior número de pessoas", complementou o secretário.

    Para o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), Diego Mota, o sentimento é de dever cumprido. "Estamos ao longo da semana acordando cedinho todos os dias e mesmo com os dias intensos de trabalho nos sentimos muito felizes de estar aqui ajudando e contribuindo para a missão de levar saúde pra quem precisa", enfatizou.

    A gestante Rosiane da Silva se emocionou ao descobrir o sexo do bebê durante a consulta com o médico ginecologista. “Graças ao projeto eu pude descobrir o sexo do meu bebê sem precisar viajar para a capital, e além de saber que a minha gravidez está tranquila agora sei que serei mãe de um menino, e é por isso que agradeço de verdade a todos os envolvidos nesse projeto que é muito importante pra toda a nossa comunidade”, agradeceu Rosiane da Silva.

    A ação de saúde na região do baixo rio branco tem levado consultas médicas com ginecologista e oftalmologista, além de realização de   ultrassonografia, distribuição de hipoclorito, junto com orientações sobre a prevenção a DSTs, incluindo a distribuição de preservativos. “Levar esses atendimentos para as comunidades ribeirinhas foi um grande desafio que abraçamos com gratidão, e esperamos até o final do dia incluir a missão com sucesso e superar a expectativa”, pontuou o diretor.

ASCOM/SESAU
13.09.2021