setembromaisvacinaspni 0003
O Governo de Roraima planeja para este fim de semana um novo repasse aos municípios
para que todas as salas de vacina iniciem a semana abastecidas.

    A semana encerra com a garantia de dias melhores com a chegada de mais 7.200 doses de vacinas Coronavac, do Instituto Butantan. Com mais essa remessa, a continuidade da Campanha de Vacinação segue com força total, sendo necessário apenas que a população continue comparecendo aos pontos de vacinação em seus municípios para receber a primeira ou a segunda dose.

    Com a chegada de mais vacinas, o Governo de Roraima planeja para este fim de semana um novo repasse aos municípios para que todas as salas de vacina iniciem a semana abastecidas.

    "Frequentemente nós temos mencionado a questão da renovação da esperança do nosso povo com a chegada de vacinas, mas é porque nós não medimos esforços para que isto fosse possível, desde a articulação que fizemos junto ao Ministério da Saúde para garantir o primeiro repasse de vacinas até o nosso planejamento de distribuição mais recente, e aquele ou aquela que precisa completar o seu esquema vacinal não pode deixar que os impactos que nós sentimos com a pandemia fique em vão”, destacou o governador Antonio Denarium.

    E por falar em dias melhores, quem já teve a esperança renovada por duas doses de Coronavac foi técnico em patologia clínica Nelson Rocha, de 54 anos, que não esconde a preocupação com a baixa procura pela imunização.

    “Eu estive internado no HGR durante 22 dias e posso dizer que a luta contra a doença não é nem um pouco brincadeira. É ruim, é péssimo estive a beira da morte, mas contei com o apoio dos meus colegas da saúde durante o meu tratamento e graças a Deus recuperei minha saúde para viver a alegria de tomar a vacina. A gente mais do que ninguém entende que essa doença só será vencida de vez quando todos estiverem imunizados, por isso é importante a consciência de cada um sobre o seu papel”, ressaltou.

    O técnico não deixa passar também a necessidade que ainda há de reforçar as medidas de prevenção a contaminação por covid, a partir do uso de máscaras e constante higienização das mãos, medias que o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, avalia como aliadas ao trabalho de vacinação.

    “Pra acelerar esse trabalho é de suma importância o trabalho integrado com as prefeituras porque, quando nós somamos forças, só quem tem a ganhar é a população, por isso é precisa valorizar também iniciativas como a do Ministério Público que lançou recentemente a campanha ‘Bora Vacinar’, que é um estímulo a vacinação dos jovens, fundamental contra a continuidade dos efeitos da pandemia. Os índices epidemiológicos falam por si só: quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor o número de casos e menor o número de óbitos”, enfatizou o secretário.

    Municípios receberão mais vacinas neste final de semana - a Sesau, por meio do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações) tem trabalhado para garantir que todas as salas de vacinas estejam abastecidas, medida adotada inclusive nos fins de semana.

    Nesse sábado,11, serão entregues para o município de Caracaraí 200 doses de Coronavac e 1.000 doses de AstraZeneca, para o município de Caroebe serão repassadas 324 doses de Pfizer, Mucajaí receberá 1.690 Pfizer, para São João da Baliza serão enviadas 324 doses da Pfizer e 50 Coronavac, já o município de São Luiz do Anauá receberá 324 doses de Pfizer.

    Até o momento Roraima recebeu 688.398 vacinas e distribuiu 514.885, o que representa 74% do total recebido. Além disso, 365.648 já foram aplicadas em todo o Estado, sendo 273.653 primeiras doses, 82.342 segundas doses e 9.653 doses únicas.

ASCOM/SESAU
10.09.2021