setembroamareloevento 0001
De acordo com a psicóloga Nara Cristina Farias, que integra a equipe do PACS (Pronto Atendimento
Cosme e Silva), o foco foi explicar sobre como abordar o tema de forma adequada.

    A manhã desta sexta-feira,10, foi dedicada a sensibilização de servidores estaduais sobre a importância da prevenção ao suicídio. Na sede da Sesau (Secretaria de Saúde) os servidores participaram de uma palestra sobre o tema "Agir salva vidas".

    Foi um momento de falar sobre o assunto e orientar sobre sinais que precisam ser percebidos e a forma correta de abordar o tema.

setembroamareloevento 0003

    “Eu acho fundamental falar sobre esse assunto pois a correria do dia a dia, muitas vezes nos impossibilita de voltar a atenção para situações que são importantes, mas acabam ficando de lado, entre elas a questão da saúde mental, e muitas vezes probleminhas pequenos se acumulam e acabam contribuindo para problemas mais graves. Então durante esse mês teremos várias ações voltadas para despertar na sociedade a prevenção ao suicídio, então será fundamental para conscientizar a população”, esclareceu o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

setembroamareloevento 0002

    De acordo com a psicóloga Nara Cristina Farias, que integra a equipe do PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva), o foco foi explicar sobre como abordar o tema de forma adequada, pois não tem como prevenir sem conhecer sobre o assunto.

    "É preciso falar sobre o tema e não fechar os olhos, pois algumas pessoas não dão sinais e como o secretário disse é preciso cuidar da saúde mental. E o bem estar deve ser de dentro pra fora, pois o suicídio é um ato definitivo, mas para um problema que é temporário e que tem solução. É preciso buscar informação para conseguir fazer a intervenção da forma correta e necessária, mas se você tem contato com a alguém e não tem a informação adequada naquele momento é preciso buscar uma Unidade de Saúde, para passar por um profissional qualificado e saber como lidar com o tema e atender a pessoa”, ressaltou.

    Nessa sexta-feira teve também terapia coletiva no Coronel Mota - A manhã iniciou com sessões de terapia coletiva para os servidores de todos os setores. Divididos em grupos de cinco, eles puderam realizar exercícios de relaxamento com música, acompanhados de reflexões importantes.

    Para a psicóloga Nathalia de Almeida, que atua na Unidade, ter alguns minutos para relaxar e se conectar a nova experiência é fundamental para manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

    “Por conta desse momento de pandemia onde o estresse é alto, o momento de relaxamento de autocuidado é fundamental pra melhorar tanto no trabalho quanto no dia a dia de cada um, nossa atenção à prevenção do suicídio é ainda mais importante agora, conversar sobre o tema com os servidores diminui o estigma, eles precisam saber a saúde mental deles importa”, explicou a psicóloga.

setembroamareloevento 0004

    "No Coronel Mota também fazemos o acompanhamento de pacientes que precisam do serviço de psiquiatria e psicologia que é muito importante para a população, mas sabemos que é preciso também trabalhar com nossos colaboradores, pois eles são muitos importantes para dar continuidade ao trabalho, e evitando o adoecimento mental", complementou o diretor administrativo, Wouder Fonteles.

    A servidora Elda da Silva Motta participou da terapia coletiva e não escondeu a alegria de ter aprendido mais sobre o tema. "Esse momento com a psicóloga foi ótimo, pois tive a oportunidade de aprender esse exercício de relaxamento e vou fazer em casa antes de ir pro trabalho. Hoje foi um momento valioso para o autocuidado, pois para trabalhar com saúde tem que ter saúde também, e com essa atividade de hoje foi possível relaxar um pouco", agradeceu.

ASCOM/SESAU
10.09.2021