Oficina_para_Fortalecer_Cobertura_Vacinal_Ascom_Sesau_4.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde e do NEPNI/RR (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações em Roraima), iniciou nesta terça-feira, 23, a Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

O treinamento segue até sexta-feira, 25, no auditório da CGVS, com a participação dos 15 municípios e DSEIs Y e Leste (Distritos Sanitários Indígenas Yanomami e Leste).

O objetivo é qualificar o planejamento das campanhas de vacinação, com foco na melhoria das coberturas vacinais, por meio de estratégias eficazes e adaptadas às realidades locais.

“Precisamos trazer de forma formal toda a ação de vacinação dentro dos municípios e também distritos indígenas. Essa formalização vai deixar tudo claro e palpável, inclusive no aspecto financeiro, permitindo ações planejadas e estruturadas desde o início”, explicou Vinícius dos Santos Vieira, gerente do NEPNI.

A proposta é que as ações sejam previamente estruturadas com base em informações demográficas, número populacional, realidade regional e alcance das famílias em áreas isoladas, garantindo maior eficiência nas campanhas.

“O nosso foco é aumentar a cobertura vacinal, e isso só é possível com ações organizadas, registradas e integradas entre os diferentes níveis de gestão”, completou.

Para a coordenadora de imunização do município de Amajari, Hemily Fernanda Saldanha, a oficina vai ajudar a enfrentar o desafio da baixa cobertura entre adolescentes.

“Vamos estratificar os dados dos não vacinados, principalmente de 14 a 19 anos, e levar as ações até as escolas. Esse direcionamento vai nos ajudar a alcançar esse público e garantir a imunização dos jovens”, destacou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau