Fachada_-_Centro_de_Especialidades_Odontológicas_do_Estado_1.jpeg

Como parte da mobilização da campanha Julho Verde, mês dedicado à prevenção do câncer de boca, cabeça e pescoço, a Sesau (Secretaria de Saúde) reforça ações de conscientização com foco na identificação precoce da doença e nos cuidados preventivos.

Em Roraima, o Centro de Especialidades Odontológicas do Estado realiza um trabalho contínuo de acolhimento e avaliação de pacientes encaminhados, com ou sem suspeita de lesões.

“O ideal é que o câncer seja detectado o mais cedo possível. Quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de tratamento adequado e cura”, afirmou o cirurgião-dentista José Soares Junior.

Segundo ele, que é especialista em Estomatologia e Saúde Coletiva, há fatores de risco bem definidos para o surgimento da doença, como o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a exposição solar sem proteção, especialmente no caso de trabalhadores que atuam ao ar livre.

“Cada pessoa deve aprender a observar a própria boca diante do espelho. Verificar a mucosa, a língua, a garganta e o céu da boca. Úlceras, inchaços, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas, rouquidão persistente e caroços no pescoço são sinais que devem ser investigados”, explicou.

WhatsApp_Image_2025-07-11_at_10.19.10.jpeg

SAÚDE BUCAL

Por meio do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde Bucal, da Coordenadoria Geral de Atenção Básica da Sesau, profissionais dos municípios e dos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) são capacitados para reconhecer lesões suspeitas desde a primeira avaliação.

“Eles estão preparados para realizar o diagnóstico precoce dos pacientes que apresentam lesões sugestivas de câncer. Também contamos com o projeto Teleestomatologia, criado para agilizar esse processo, inclusive com biópsias mais rápidas”, afirmou a gerente do Núcleo, Kerolaynne Magalhães.

Ela destacou ainda que a Secretaria de Saúde está realizando novas aquisições para reforçar o atendimento especializado.

“Estamos em processo de compra de dois aparelhos de raio-X panorâmico, que serão instalados no CEO e no Hospital de Rorainópolis. Com esses equipamentos, conseguiremos realizar diagnósticos mais rápidos e aprimorar ainda mais a assistência”, acrescentou.

NA UNACON-RR

A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) é a única unidade especializada em câncer autorizada pelo Ministério da Saúde no estado. O local oferece tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para todas as neoplasias em pacientes acima de 18 anos.

“Aqui o paciente é avaliado por uma equipe médica, principalmente pelos cirurgiões de cabeça e pescoço, que definem se o tratamento será cirúrgico, quimioterápico ou outro. Também realizamos a reabilitação com o apoio da equipe multiprofissional”, explicou Fernanda Ross, fonoaudióloga da unidade.

Além dos cuidados médicos, o serviço também oferece apoio emocional e contribui para a reinserção social dos pacientes.

“Temos um grupo de pacientes laringectomizados totais, que passaram por cirurgia para retirada da laringe. Trabalhamos com reabilitação vocal, utilizando laringe eletrônica, voz esofágica e promovendo rodas de conversa com apoio psicológico e de outros profissionais”, completou Fernanda.

A Unacon-RR também foi a primeira unidade de saúde da rede estadual a implantar o prontuário eletrônico, em 2018.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau