Só em 2019, foram realizadas sete remoções, todas elas envolvendo pacientes de cardiologia
e neurologia que conseguiram vagas em unidades do Sudeste e Sul

 

    A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realizou nesta quinta-feira, 23, a remoção de paciente para TFD (Tratamento Fora de Domicílio), por meio de UTI Aérea. A aeronave partiu do hangar do Governo do Estado em direção à cidade de Umuarama, no Paraná, por volta das 4h.

    De acordo com a CGRAC (Coordenação Geral de Regulação, Avaliação e Controle), o paciente contemplado chama-se Pessiano Mendonça Meireles, de 63 anos. Ele estava internado desde dezembro do ano passado no HC (Hospital das Clínicas), por problemas cardíacos.

    “O paciente precisa de um procedimento que ainda não é feito no Estado e também não tinha condições de seguir viagem em voo comercial. Por esse motivo, houve a necessidade da utilização da UTI Aérea da Sesau”, ressaltou Eliakin Terminelle, coordenador da CGRAC.

    Somente em 2019, segundo informou Terminelle, foram realizadas sete remoções, todas elas envolvendo pacientes de cardiologia e neurologia que conseguiram vagas em unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Já nesse começo de 2020, foram duas remoções, sendo que a primeira delas foi feita no dia 11.

    No Paraná, Pessiano Mendonça passará por uma cirurgia de revascularização miocárdica no Instituto Nossa Senhora de Aparecida, uma das unidades de maior referência do País. A filha dele, Deusa Meireles, disse estar esperançosa com a nova etapa do tratamento de seu pai.

    “Chegamos bem, graças a Deus, a equipe da aeronave foi maravilhosa e os médicos foram atenciosos. Quero muito agradecer a todos que participaram dessa ação, em especial a Sesau e ao governador, que possibilitaram a realização desse procedimento”, comemorou.

 

ASCOM/SESAU
23.01.2020