Benefícios_do_Pilates_para_Servidoras_Públicas_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_4.jpeg

Formado por um conjunto de exercícios que reforçam a conexão entre corpo e mente, o pilates vem ganhando a preferência de pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida. Mas você sabia que esse método pode ser acessado por servidoras públicas no Centro de Referência de Saúde da Mulher?

A gerente de RH (Recursos Humanos), Marizete Oliveira, é testemunha do quanto o serviço tem feito a diferença na rotina de trabalho. Aos 58 anos, ela conta que tem percebido uma melhora substancial na sua saúde.

“Devido ao trabalho de sobe e desce, eu tenho muitas dores nas costas. [Graças ao pilates] já melhorou muito as dores no corpo todo. Estou mais flexível, melhorou a concentração e ficamos mais amigas das outras servidoras”, disse.

O serviço de pilates foi implantado no CRSM em outubro de 2021, junto com atendimento noturno voltado para as servidoras públicas. A ideia é proporcionar um horário diferenciado para as trabalhadoras da administração pública que por muitas vezes tem uma jornada de trabalho que toma bastante tempo.

Segundo a fisioterapeuta Sara Matos, a atividade física melhora a postura e a respiração, além de controlar os níveis de ansiedade e depressão.

“Muitas servidoras estão me procurando não somente pela parte física, mas também pelo emocional que vem ajudando. Toda sexta-feira eu faço os atendimentos [de avaliação] e vai crescendo a demanda, atualmente eu estou com 36 mulheres na fila de espera”, afirmou.

Benefícios_do_Pilates_para_Servidoras_Públicas_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_3.jpeg

A também servidora do RH da Sesau, Célia da Silva, de 63 anos, trabalha o dia inteiro arquivando fichas, um trabalho que costuma ser bastante cansativo. Ela faz uso do pilates há dois meses e já sente os benefícios da modalidade.

“Eu já queria fazer [pilates] há bastante tempo, e como surgiu essa oportunidade das funcionárias eu aproveitei. Melhorei bastante das dores que eu sentia na minha costa, meus braços, nas pernas”, destacou.

 

SERVIÇOS NOTURNOS

As servidoras estaduais têm acesso em horário estendido do Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin, a partir das 18h, de segunda a quinta-feira.

Integram os serviços noturnos a ginecologia geral, mastologia geral, nutrição, dermatologia, fisioterapia, pilates, coleta de preventivo, e havendo a necessidade é feito o exame de ultrassonografia, e fisioterapia em uroginecologia.

Para abrir o prontuário, é preciso comparecer ao SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) da unidade durante o dia, das 7h às 18h, com os documentos em mãos, incluindo o cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência, e também um crachá ou declaração do RH (Recursos Humanos) constatando que se trata de uma servidora. A unidade fica na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, Aparecida.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau