Oficina_Avaliação_de_Tuberculose_4.png

O Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose, da Sesau (Secretaria de Saúde), deu início nesta quinta-feira, 25, a uma oficina de avaliação voltada para gestores e profissionais de saúde.

A atividade, que ocorre no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), segue até o fim do dia, tendo como foco os impactos da tuberculose na rede pública e privada do Estado.

“Estamos abordando os principais indicadores de tuberculose, buscando metas e estratégias para que possamos trabalhar durante o ano de 2023”, destacou a gerente do núcleo, Ângela Maria Félix.

De acordo com a própria CGVS, Roraima registrou 490 casos de tuberculose em 2022, sendo 436 casos novos. A incidência da doença nesse período foi de 75,9 casos por 100 mil habitantes, colocando o estado no 2º lugar a nível nacional.

“Isso quer dizer que o nosso risco de adoecimento é muito alto, perdendo apenas para o Amazonas. Por isso, estamos nos empenhando para trabalhar em parceria com os municípios para que essa realidade mude”, ressaltou Ângela.

WhatsApp_Image_2023-05-26_at_14.07.14.jpeg

Responsável pela coordenação dos programas da atenção básica de Bonfim, Taciane de Sousa afirmou que pretende absorver o máximo de conhecimento da ação, além de observar as falhas que precisam ser melhoradas em seu município.

“Vamos ver também a questão de como articular com as áreas indígenas, porque é onde há o maior índice de tuberculose e assim criar estratégias para o melhor fluxo dentro do município”, salientou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau