O projeto Governo Sem Parar deste sábado, 29, atendeu aproximadamente 1.200 pessoas do bairro Jóquei Clube e adjacências, durante ação realizada na Escola Estadual Olavo Brasil Filho. Só na área de saúde, foram oferecidos pela Sesau (Secretaria de Saúde) 530 atendimentos.
Além dos atendimentos de saúde, são oferecidos vários serviços, entre os quais, emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, informações sobre linhas de financiamento, sobre os programas Morar Melhor e Aqui Tem Dono, negociação de dívidas com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), consulta de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e documentação de veículos, além de distribuição de informativos e materiais educativos do trânsito.
O diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau, Genival Ferreira, falou da importância do Governo Sem Parar que, a partir deste ano, será realizado um sábado sim, outro não. A próxima ação ocorrerá no dia 13 de maio, na Escola Vovó Mundica, no bairro Canaã.
“Temos a parceria de várias secretarias com a oferta dos seus serviços, e a Sesau traz os médicos. Na ação deste sábado, tivemos três oftalmologistas, um ginecologista fazendo ultrassonografia, um cardiologista realizando eletrocardiograma, clínico geral, pediatra e o ônibus de Odontologia com atendimentos de restauração, limpeza, aplicação de flúor e extração. A procura é grande, às vezes, temos que repetir a ação no mesmo bairro, tendo em vista que temos um déficit na atenção básica, e o atendimento com especialistas nos bairros está ajudando muito. É o compromisso do Governo de Roraima em levar um atendimento de qualidade”, disse o diretor.
Ele destacou ainda os documentos necessários para apresentar e ter acesso aos serviços. “Ressalto que as pessoas que buscarem a ação devem estar com o Cartão do SUS, Carteira de Identidade e comprovante de residência”, informou.
O técnico da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Janderson Souto, frisou a importância dos esclarecimentos sobre HIV, oferecidos durante a ação com o autoteste.
“É importante para que a população tenha acesso ao autoteste que é uma política do DST/Aids, com a disponibilização do kit que as pessoas podem pegar e fazer o autoteste em sua casa. No caso do resultado ser positivo, a pessoa tem que levar esse resultado a um Posto de Saúde onde será feito um teste rápido pela equipe da Unidade, além de atendimento com psicólogo. Reforçamos que é importante que as pessoas façam uso do preservativo em todas as relações sexuais”, explicou Janderson.
Antônio Clodoaldo Barbosa, de 55 anos, trabalha com publicidade e propaganda, e foi um dos contemplados com uma cadeira de rodas, após fazer o seu cadastro no Centro de Reabilitação Física de Roraima, que funciona na Avenida General Ataíde Teive.
“Após o cadastro, você pode adquirir a sua cadeira de rodas, seja motorizada ou manual. Essa é a primeira troca de cadeira que estou fazendo. Cada dia que passa, a tecnologia avança e traz melhorias para nós que necessitamos de uma cadeira de rodas”, finalizou
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Vânia Coelho
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau