Atendimentos_da_Saude_Itinerante_em_2022_Arquivo_Ascom_Sesau__2_.jpeg

Por meio da Saúde Itinerante, iniciativa do Governo de Roraima, a Sesau (Secretaria de Saúde) tem levado serviços de saúde para todos os municípios do Estado, não importando a distância ou dificuldades de acesso.

Ao longo de 172 ações realizadas em 2022, o Governo conseguiu realizar um total de 33.718 atendimentos. Só na capital do Estado, foram 15.888 pessoas atendidas.

“O Governo fez um planejamento minucioso para atender às demandas da população de forma que a saúde chegue ao público do interior com qualidade e os pacientes não precisem se deslocar para a capital em casos mais simples”, declarou o governador Antonio Denarium sobre o projeto executado pela Sesau.

“O ano de 2022 foi ótimo para a Saúde Itinerante. Atendemos de forma contínua, dinâmica e com qualidade mais de 30 mil pessoas, levando atendimentos cardiologista, oftalmologista, dermatologista, urologista, ortopedista, clínico pediatra e otorrino”, destacou a secretária Cecília Lorenzon.

Dentre as pessoas beneficiadas, está a aposentada Doracélia da Silva Madeira, de 58 anos. Ela aproveitou uma das ações realizadas em Boa Vista para se consultar com o oftalmologista e saiu satisfeita com o atendimento que recebeu.

 

“Procurei a Saúde Itinerante em uma das ações do Governo Sem Parar, que aconteceu próximo do meu bairro, o Alvorada. Fui atendida pelo oftalmologista e por um ginecologista, o atendimento foi ótimo e até hoje eu continuo com o tratamento que o gineco me passou”, disse.

Além da capital, os municípios do interior também foram assistidos em diversas ações realizadas pela Saúde Itinerante ao longo de 2022.

Caracaraí recebe atendimento de otorrino após 14 anos

Em novembro, por exemplo, Caracaraí recebeu pela primeira vez uma caravana de especialistas da área de otorrino, uma especialidade que não era ofertada aos moradores há 14 anos. A ação aconteceu no Hospital Irmã Aquilina, atendendo cerca de 50 pessoas.

A diretora da unidade, Antônia Melo, ressalta a importância da ação para o município. “O Dr. Luiz Serrano [otorrino] fez o atendimento de pacientes aqui na unidade e realizou também alguns procedimentos. E a população tem ficado cada dia mais satisfeita com isso”, frisou.

Atendimentos_da_Saude_Itinerante_em_2022_Arquivo_Ascom_Sesau__1___1_.jpeg

Outros 905 atendimentos médicos foram contabilizados durante uma das edições do Governo Sem Parar que foi realizada em Caracaraí. Dentre as várias pessoas beneficiadas está a moradora do município, Eliane Costa, de 40 anos.

Ela contou que na ocasião levou suas filhas para serem consultadas e que todas foram bem atendidas pelos profissionais que atuaram na ação.

“Eu nunca tinha visto atendimentos com essas especialidades para a população no município. Eu como agente comunitária de saúde, vejo de perto a situação das pessoas que não tem a condição de ficar indo para Boa Vista [se consultar com um especialista]”, salientou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau