I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Campanha_Janeiro_Branco_no_Coronel_Mota_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2_.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota), deu início nesta terça-feira, 3, à programação alusiva ao Janeiro Branco, mês de incentivo às políticas de cuidados com a saúde mental.

A ação que abriu a campanha em Roraima consistiu na entrega de panfletos com mensagens de otimismo para o novo ano que se inicia. Este é o terceiro ano consecutivo em que a unidade realiza ações voltadas à temática.

Campanha_Janeiro_Branco_no_Coronel_Mota_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__4___1_.jpeg

“A saúde mental das pessoas é muito importante. Ultimamente temos nos preocupado apenas com o corpo, mas a mente também deve estar bem, porque se um estiver bem e o outro não, não vivemos nem produzimos”, afirmou o clínico-geral responsável pelo serviço de psiquiatria do Coronel Mota, Gustavo Ubirajara Marques.

A campanha deste ano tem como tema “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”. Segundo o médico, as constantes alterações no humor, perda de sono e de apetite são alguns indícios que a saúde mental precisa de maior atenção. 

“Sintomas que podem sugerir a necessidade de um tratamento para a saúde mental, por exemplo, é a pessoa acordar cansada, achar que não dormiu bem, ou o estado de ânimo persistentemente depressivo, diminuição da paciência, comer muito ou quase nada”, explicou.

Marques ressalta ainda que, além de cuidar da mente, é preciso também melhorar os hábitos para o corpo.

“Temos que evitar ficar doente, tratando bem o corpo e mente, dietas saudáveis, tomando água e fazendo atividade física, é uma coisa que o ser humano não tem feito”, completou

A dona de casa Raimunda de Souza, 74, é acompanhante da neta, que recebe consultas na unidade. Ela parabenizou a ação organizada pelos servidores e citou alguns benefícios de cuidar da saúde mental.

Campanha_Janeiro_Branco_no_Coronel_Mota_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__5_.jpeg

“É muito bonita a ação, pois precisamos realmente de cuidados, carinho e apoio para cuidar da mente. Eu me cuido e também cuido da minha neta, que é acompanhada aqui, e isso tem ajudado nos estudos e no dia a dia dela”, destacou.

VALORIZANDO A SAÚDE

De acordo com o setor de psiquiatria do Coronel Mota, média mensal de atendimentos da especialidade em 2022 foi de 1.258 consultas, enquanto a de psicologia foi de 385 atendimentos.

Atualmente a unidade conta com cinco psiquiatras e 11 psicólogos, com os atendimentos sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Segundo a responsável pelo setor de psiquiatria do Coronel Mota, Suely do Nascimento, o atendimento ambulatorial da unidade é feito somente com pacientes estáveis e a partir dos 13 anos.

“Os pacientes que podem e devem procurar a unidade para fazer esse atendimento, são os encaminhados da UBS (Unidade Básica de Saúde), aqueles que dão entrada no HGR ou Cosme e Silva, mas não são pacientes crônicos [com histórico de casos]”, frisou.

Vale lembrar ainda que a marcação de consultas é feita no primeiro dia útil do mês, ou enquanto houver vagas. A recepção está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A unidade está localizada na Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

18/01 – Piquenique com pacientes convidados e profissionais da saúde

Local: Praça do Mirandinha (Rua da Tangerineira, bairro Caçari)

Horário: A partir das 8h30;

27/01 – Intervalos de 10 minutos, com passeios de bicicleta com pacientes e colaboradores

Local: Estacionamento do Coronel Mota (Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro)

Horário: A partir das 8h30;

31/01 – Encerramento da programação com lanche e dinâmicas entre os colaboradores da unidade

Local: Estacionamento do Coronel Mota (Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro)

Horário: A partir das 14h30.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau