Teste_do_Olhinho_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

 

Os exames realizados na triagem neonatal são importantes para diagnosticar doenças ainda nos primeiros dias de vida do recém-nascido, o que possibilita a redução de riscos de sequelas graves.

Entre os diferentes exames realizados nesse período de vida do bebê está o teste do olhinho, que pode detectar desde problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.

Os dados do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatístico) demonstraram que o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realizou 5.772 testes do olhinho em bebês, no período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2022.

O exame é realizado tanto pelo pediatra como pelo oftalmologista. Nele é usado um aparelho, chamado oftalmoscópio, que emite uma luz diretamente no olho do bebê e assim refletindo cores que o médico poderá identificar como normal ou não. Esse teste também pode ser feito nos postos de saúde, caso a mãe faça essa opção.

“O teste do olhinho é o que chamamos também de teste do reflexo vermelho, fazemos sempre depois das 24h de vida, e por meio desse exame, vamos ver se tem alguma anormalidade, alguma doença ocular”, afirmou a pediatra Amblenda Rodrigues.

Segundo a especialista, a catarata congênita, o glaucoma, tumores, cegueira, hemorragias e retinoblastoma – um câncer mais comum na infância e que, se diagnosticado tardiamente, torna-se muito grave – estão entre os problemas detectáveis pelo teste do olhinho. Até graus muito elevados de miopia ou hipermetropia também são perceptíveis com esse exame.

“O ideal é que seja avermelhado, alaranjado ou amarelado, só não pode ser branco ou cinza, e quando tem alguma alteração encaminhamos para o oftalmologista”, explicou.

A estudante Herley de Souza, 17 anos, veio da comunidade Malacacheta, no município do Cantá, para ter a primeira filha, a pequena Whyony. Antes de receber alta, ela passou na sala do teste do olhinho para verificar a saúde da recém-nascida.

“Eu trouxe minha filha para fazer o exame e ver se ela tem algum problema no olhinho. Caso ela tenha, podemos cuidar mais cedo”, complementou.

ATENDIMENTO

A sala de teste funciona no período de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para o exame, é necessário apresentar o cartão de vacina e o bebê precisa estar com pelo menos 24h de vida e com os olhinhos abertos.

É muito importante que o recém-nascido já saia da maternidade com o exame feito. A partir daí, sua repetição e a avaliação oftalmológica em geral depende de cada responsável.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau