I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Celebracao_ao_Dia_Nacional_do_Doador_de_Sangue_Ascom_Sesau__4_.jpeg

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou nesta sexta-feira, 25, uma programação especialmente voltada para doadores regulares. 

Atualmente, o Hemoraima conta com 247 doadores fidelizados, que são aqueles doadores que sempre atendem o chamado da unidade.

Celebracao_ao_Dia_Nacional_do_Doador_de_Sangue_Ascom_Sesau__1_.jpeg

“Hoje tivemos uma programação toda especial com sorteio de brindes, café da manhã e da tarde especial para aqueles que tanto ajudam. Temos muito o que agradecer a todos que participaram e puderam comparecer hoje na nossa unidade”, destacou a diretora do Hemoraima, Patrícia Veríssimo.

A bibliotecária Sara Cristina da Silva, de 40 anos, teve complicações durante o pós-parto em 2016, resultando em uma grave hemorragia. As três bolsas de sangue que recebeu durante este período foram fundamentais para salvar a vida dela.

“Isso é muito emocionante para mim porque hoje eu posso retribuir esse ato de amor que alguém fez por mim. Agora todo ano eu serei doadora”, complementou.

Instituída por meio da Lei nº 53.988/1964, o Dia Nacional do Doador é celebrado anualmente no dia 25 de novembro. A data tem como principal objetivo ressaltar a importância da doação no país e valorizar o doador de sangue.

Celebracao_ao_Dia_Nacional_do_Doador_de_Sangue_Ascom_Sesau__3_.jpeg

Em Roraima, o Hemoraima é a unidade responsável por atender as demandas das unidades hospitalares da rede pública e privada do Estado, e uma única doação pode salvar até três vidas.

SEJA UM DOADOR

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98414-0726.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Secom Roraima

25 de novembro de 2022