Fachada Clinica Coronel Mota Ascom Sesau 1

Em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado a conscientização sobre os riscos do câncer de próstata, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), promoverá mutirões de avaliações médicas na Clínica Médica Especializada Coronel Mota.

Na ocasião, a unidade irá oferecer consultas médicas com profissionais da área de urologia. A ação ocorrerá em dois dias, sendo uma neste sábado, 19, e depois na próxima segunda-feira, 21.

“Esse mutirão é especial, pois quando o paciente pegar a senha de atendimento, iremos realizar liberação de PSA [antígeno prostático específico] em laboratório, para que quando for feita a consulta nos dias 29 e 30, ele já apresentar o resultado do exame ao médico”, destacou a diretora-geral da unidade, Rayane Santos.

Ao todo, serão disponibilizadas 200 senhas de atendimento para homens acima de 50 anos. Os atendimentos ocorrerão no horário das 8h às 11h no dia 19, e das 15h às 18h no dia 21.

“O paciente tem que vir munido do Cartão do SUS, Comprovante de Residência, Identidade e CPF. Se ele não apresentar esses documentos, não teremos como liberar a senha com a APAC [Autorização de Procedimentos Ambulatoriais] que será preenchida no momento da retirada”, completou Rayane.

A DOENÇA

O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia que mais acomete a população masculina no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a doença mata um homem a cada 38 minutos.

Esse tipo de câncer se desenvolve na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga e que é responsável pela produção de espermas. 

O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial, o que torna perigoso para os homens. Em 95% dos casos, a doença é detectada na fase mais avançada, dificultando o seu tratamento.

Caso paciente apresente dor óssea, dores ao urinar, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no esperma, é recomendado que o mesmo procure ajuda médica.

Outros fatores que devem ser observados incluem a obesidade e histórico da doença na família. A neoplasia também é muito comum entre os homens de raça negra.

Por esse motivo, é importante que homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem nenhum sintoma, procure o médico urologista. A detecção da doença ocorre por meio do exame de toque retal, que avalia aspectos como endurecimento e presença de nódulos suspeitos na glândula, e o exame de sangue PSA.

Somente com esses cuidados é que o profissional poderá indicar a melhor forma de tratamento.

     

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau