Capacitacao sobre monitoramento da Covid Ascom Sesau

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira, 14, uma oficina para auxiliar na elaboração, apresentação e operacionalização do Plano Nacional de Testagem da Covid-19 em Roraima.

Conforme a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, a atividade teve como finalidade o fortalecimento das ações de vigilância da doença, bem como reforçar a interação entre os agentes do Governo do Estado com os municípios.

“O objetivo é identificar os casos de infecção com o vírus SARS-CoV2 precocemente, por meio dos testes rápidos de antígeno em larga escala, em três tipos de estratégias, sendo elas o diagnóstico assistencial, a busca ativa e a triagem populacional”, destacou.

Capacitacao sobre monitoramento da Covid Ascom Sesau1

Valdirene explica ainda que os trabalhos são coordenados pela Gerência do Núcleo de Controle da Pólio, Paralisia Flácida, Influenza e Tétano (NCPFIT), que atualmente está sob o comando da servidora Larissa Costa. As atividades contam ainda com apoio do Núcleo de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (NIEVS) e do Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH), além do suporte técnico do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES).

A atividade de hoje é a segunda realizada pela CGVS, sendo direcionada para servidores e técnicos dos municípios de Caroebe, São Luiz, São João da Baliza, Rorainópolis, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Esses profissionais atuam diretamente em ações de vigilância em saúde, atenção básica, gestão e rede laboratorial.

Capacitacao sobre monitoramento da Covid Ascom Sesau2

“Feito isso, será possível iniciar os cuidados com a doença, promover o isolamento, reduzir a disseminação, rastrear e testar os contatos, visando interromper a cadeia de transmissão da covid no Estado”, completou a coordenadora da CGVS.

JORNALISTA: Joselinda Lotas
 FOTOGRAFIA: Ascom Sesau