As ações do Dia D da Campanha Estadual se concentraram no bairro Pedra Pintada, na Feira do Produtor
e no Supermercado Atacadão, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Boa Vista

Em continuidade à Campanha Estadual de Combate à Febre Amarela, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), por meio da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), realizou nesta sexta-feira, dia 17, o Dia D de Orientação e Imunização da População Roraimense. Na capital, a ação teve o apoio da Prefeitura de Boa Vista.

Equipes estiveram desde as primeiras horas desta sexta-feira, dia 17, em um grande mutirão de vacinação para moradores do bairro Pedra Pintada, situado na saída de Boa Vista para a Venezuela.

“É importante falar que um caso de febre amarela foi confirmado na Venezuela no final do ano passado, na fronteira com Roraima, e houve a ocorrência de epizootias, que é a morte de primatas não humanos em alguns municípios. Os macacos não transmitem a doença, mas a morte desses animais pode indicar que há a circulação do vírus”, ressaltou a gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas.

Os vacinadores dos órgãos envolvidos também estiveram em pontos de grande movimentação de pessoas da capital, sendo um deles montando na Feira do Produtor, no bairro São Vicente, e outro no Supermercado Atacadão, localizado na Avenida Brasil, bairro Centenário.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros.

Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelos mosquitos Aedes aegypti.

“A febre amarela é uma doença que é prevenida através da vacina. Ela está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado. A campanha está disponibilizando postos volantes para atender a população, justamente com a intensão de melhorar essa proteção”, destacou Alice.

As ações de vacinação estão ocorrendo em todo o Estado, no entanto, por estarem localidades  próximos da fronteira com a Venezuela, ou por possuírem notificações de epizootia, os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Cantá, Pacaraima e Uiramutã, além dos Dsei (Distritos Sanitários Indígenas) do Leste e Yanomami, foram priorizados no cronograma da campanha, que encerrará no dia 24, com a realização de mais um Dia D.

Alice Dantas - Gerente do NEPNI (Núcleo Estadual
do Programa Nacional de Imunização)

17.01.2020