I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Allan Quadros Garcês é médico ortopedista e já havia trabalhado em Roraima no Hospital
da Criança e como médico legista da Polícia Civil

 

    O governador de Roraima Antonio Denarium empossou na manhã desta sexta-feira (3) o novo secretário da Secretaria de Saúde (Sesau). Allan Quadros Garcês é médico ortopedista e já havia trabalhado em Roraima no Hospital da Criança e como médico legista da Polícia Civil, além da Universidade Federal de Roraima.  Garcês substitui Cecilia Lorenzon.

    Durante a coletiva de imprensa do novo secretário, Denarium parabenizou a ex-secretária pelo trabalho exercido na secretaria e explicou a mudança na gestão.“A Cecilia fez um excelente trabalho, mas o denuncismo acabou desgastando a gestão, ao ponto da secretária pedir a exoneração”, explicou.

    O governador destacou a importância de ter a frente da Pasta, uma pessoa de confiança do Ministério da Saúde.“O relacionamento entre a Sesau vai ficar muito mais próxima do Ministério da Saúde, onde todas as ações se tornarão mais fáceis para chegar ao ministro”, reforçou.

    Antes de assumir como secretário, Allan Quadros Garcês atuava como diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. De acordo com ele, a primeira ação será reunir a equipe para conhecer profundamente a situação da saúde de Roraima.

    “Uma coisa é você conhecer de dentro do Ministério da Saúde como se encontra Roraima. Outra coisa é você passar a viver a realidade. Vamos fazer um levantamento da situação com a minha equipe, juntar com as informações do Ministério e traçar um plano de trabalho, de curto, médio e longo prazo”, disse.

    Garcês explicou que no Ministério da Saúde trabalhava com a saúde itinerante. Levando gestores do MS para os Estados, alinhando assim, as principais pautas e ações da saúde.  Em Roraima irá implantar o ‘Saúde até Você’ fazendo o trabalho de saúde itinerante.

    “Aqui nós vamos levar a saúde para os 15 municípios com profissionais para atender a população, sem que elas precisem vir até a capital”, enfatizou, Denarium ressaltou que o propósito do governo é fazer os atendimentos médicos nos municípios evitando que o quadro se complique e as pessoas precisem ir ao Hospital Geral de Roraima.

    “Vamos nos reunir com os secretários municipais, com os prefeitos para debater sobre a atenção básica para não sobrecarregar a saúde do Estado, principalmente do HGR. E com a reforma dos novos hospitais, as pessoas terão os atendimentos na localidade, não necessitando vir para Boa Vista”, disse.

    Perfil do novo secretário -Allan Quadros Garcês é médico ortopedista, natural do Pará, como professor universitário chegou a atuar na UFRR (Universidade Federal de Roraima) e na UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

    Em Roraima, já atuou como médico no Hospital da Criança Santo Antonio e em cargo efetivo no Governo de Roraima como Médico Legista do IMOL/RR (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

    Em janeiro de 2019, o médico foi nomeado como diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, no governo do presidente Jair Bolsonaro.

    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1992) e Pós-Graduado em Anatomia Humana pelo IBMR-RJ (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação) (1998). Também tem Pós-Graduação em nível de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (1998), tornando-se especialista em Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e subespecialista em Ortopedia Pediátrica (SBOP).

    Tem experiência na área de Medicina, com ênfase na docência em Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia Pediátrica e Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Anatomia, Ensino de Ortopedia e Traumatologia, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, preparo de peças anatômicas e atendimento médico especializado em Ortopedia e Traumatologia e subespecializado em Ortopedia Pediátrica.

 

ASCOM/SESAU
03.01.2020