I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Fumaça em Boa Vista Willian Roth Secom Roraima 5

 

A estiagem severa que afeta todo o Estado e o número cada vez maior de incêndios têm provocado um aumento exponencial da presença de pacientes que procuram as unidades de saúde em decorrência de problemas respiratórios.

No último final de semana (23 e 24 de março), Boa Vista foi tomada por uma intensa nuvem de fumaça, o que levou 37 pessoas ao atendimento médico relacionado a problemas respiratórios no Pronto Atendimento Cosme e Silva, que é a principal referência no atendimento de emergência médica da zona Oeste da cidade.

A intensa fumaça não só prejudica a visibilidade de quem trafega pela cidade, mas também reduz consideravelmente a qualidade do ar.

De acordo com dados do Pronto Atendimento Cosme e Silva, de janeiro até o dia 24 de março deste ano, foram realizados 1.711 atendimentos a pacientes com problemas respiratórios. No mesmo período do ano passado, o número não chegou a 600 atendimentos.

Somente em janeiro de 2024, foram contabilizados 305 atendimentos, número que saltou para 772 atendimentos no mês de fevereiro. No mês de março (até o dia 24), foram 634 atendimentos.

“As pessoas que têm asma, bronquite e alergia são as que mais sofrem nesse período, devido ao acúmulo de fumaça na cidade e a falta de chuvas para amenizar essa situação”, afirmou a médica Clínico Geral e diretora do Cosme e Silva, Moema Gonçalves.

 

Fumaça em Boa Vista Willian Roth Secom Roraima 4

 

O principal fator que tem contribuído para esse cenário é o El Niño, fenômeno climático que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Há grandes expectativas para que o inverno roraimense inicie no fim de abril, no entanto, até esse momento acontecer, a população pode adotar ações para minimizar os efeitos da inalação de fumaça:

- Evitar a exposição à fumaça ou fazer uso de máscara (no caso de ser necessária exposição ao ar livre);

- Manter-se hidratado, aumentando a ingestão de líquido principalmente para crianças e idosos;

- Manter as portas e janelas de casa fechadas, evitando a entrada da fumaça;

- Caso utilize a central de ar, é recomendável umedecer o ambiente com uma toalha molhada ou um recipiente com água, uma vez que o equipamento refrigerado diminui a umidade do local.

“Em caso de complicações mais graves, evite a automedicação e procure o pronto atendimento de imediato”, completou Moema.

SERVIÇO

O Pronto Atendimento Cosme e Silva é uma unidade que funciona 24 horas e é referência para atendimento médico de emergência na zona Oeste de Boa Vista.

Está localizada na rua Delman Veras, sem número, bairro Pintolândia.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: William Roth